Podemos anuncia processo de expulsão de Arthur do Val por falas sexistas

O Podemos informou hoje que recebeu o pedido de expulsão do deputado estadual Arthur do Val (SP). “Assim que tomou conhecimento da solicitação, o presidente da Executiva Estadual Paulista, Thiago Milhim, o acolheu”, informou o partido em nota.

Com a decisão, Arthur do Val deverá apresentar sua defesa em 5 dias. Esgotado esse prazo, o processo segue para parecer conclusivo pela Comissão de Ética e Disciplina do partido.

O anúncio vem dias depois de políticos aliados e opositores do deputado criticaram as falas sexistas do parlamentar. O político teve áudios vazados em que ele descreve as mulheres ucranianas como “fáceis porque são pobres”.

“Eu estou mal, eu passei agora por quatro barreiras alfandegárias, são duas casinhas em cada país. Eu juro para vocês, eu contei, foram 12 policiais deusas, que você casa e faz tudo o que ela quiser”, afirmou o deputado em troca de mensagens. num grupo de WhatsApp.

O deputado era, até a última atualização desta reportagem, alvo de ao menos 10 pedidos de cassação no Conselho de Ética da Alesp.

O que diz o pedido de expulsão
A solicitação é assinada pelas presidentes do Podemos Mulher Nacional e estadual de São Paulo, respectivamente, Márcia Pinheiro e Alessandra Algarin. “A mentalidade machista, manifestada no momento mais impróprio, colhida das referidas declarações, exige reprimenda firme e imediata, sob pena de contribuir para o retrocesso das conquistas femininas galgadas a duras penas na sociedade brasileira e no resto do mundo”, dizem as dirigentes no requerimento.


Fonte: Folhapress

relacionadas

talvez você goste