PMT lança site para desenvolver soluções tecnológicas para o transporte público

A Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Planejamento e Coordenação (Semplan), em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), por meio do programa EuroClima+, lançou nesta segunda-feira (8), site e etapa de inovação aberta para o projeto Observatório do Transporte. O objetivo é ter a participação pública, de outras empresas e órgãos para desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para transporte público na cidade.

O site https://observatoriodotransporteteresina.org/ , tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade do transporte de Teresina, estimulando a participação da sociedade no desenvolvimento de propostas de soluções digitais inovadoras através da transparência e compartilhamento das informações de sistemas.

O lançamento ocorreu com a presença do Prefeito Dr. Pessoa, do vice-prefeito Robert Rios, do Secretário de Planejamento João Henrique Sousa, do secretário de Governo Adolfo Nunes, e do diretor regional Brasil Cone Sul da Agência Francesa de Desenvolvimento, Phillippe Orlliange. O projeto coordenado pela Agenda Teresina 2030, órgão da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), tem como um dos parceiros a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), além do consórcio Systra/Unifor e a Despacio, que também estiveram presentes.

Para o prefeito Dr. Pessoa, é um oportuno momento para buscar soluções para o transporte público. “Todos sabem que estamos aflitos com o que vem ocorrendo na nossa cidade e todos compreendem que precisamos olhar com muita atenção e carinho para o transporte da nossa cidade. Precisamos nos unir e discutir soluções que venham somar com a gestão e a mudança que buscamos em Teresina”, explica.

“Fico muito feliz com esse momento, em que o prefeito Dr. Pessoa decide seguir com projetos que beneficiam a população e trazem em sua essência aquilo que consta no seu plano de governo. Esse é um programa que possui recursos da União Europeia e é reconhecido internacionalmente. É um momento de alegria receber essa comitiva e lançar mais uma etapa do projeto Observatório do Transporte”, explica o secretário de Planejamento, João Henrique Sousa.

A Agenda Teresina 2030 coordena o projeto e trabalha em colaboração com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), devido a sua importância na busca por uma cidade mais resiliente e participativa. A Prefeitura de Teresina foi vencedora de um concurso da União Europeia, no contexto do Programa EUROCLIMA+ no componente mobilidade sustentável, para a implementação de um projeto piloto, utilizando a tecnologia Blockchain/Inovação aberta que busca desenvolver soluções para melhorar a gestão do transporte público na cidade.

“Esse momento é muito importante para o projeto, pois receber a Agência Francesa de Desenvolvimento e o Cônsul Geral de França para o Nordeste é a consolidação dos próximos passos. É um trabalho que tem financiamento gerado pela União Europeia e o financiador é a Agência Francesa de Desenvolvimento e tê-los aqui é gratificante. Hoje fizemos o lançamento do site do projeto e iniciamos o convite para que a população se inscreva nos próximos dias. Além disso, outras instituições e órgãos podem participar dessa discussão para que, a partir do diagnóstico já levantado, possamos construir soluções e desenvolver ideias que tragam melhorias para o transporte público municipal”, explica Cíntia Bartz, coordenadora da Agenda Teresina 2030, departamento da Secretaria de Planejamento do município.

O projeto conta com 500 mil euros de recursos da União Europeia a fundo perdido e está sendo implementado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Francesa (AFD). O Projeto “Observatório do Transporte” está sendo desenvolvido pelo consórcio entre a empresa SYSTRA, em parceria com a UNIFOR, desde o final de 2019.

Quem pode participar?
Estudantes, professores e/ou pesquisadores; empreendedores e empresários do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), sobretudo Startups; Comunicadores de T.I, inovação e empreendedorismo; Profissionais da Área de T.I, design, engenharia, arquitetura e demais profissões que atuem em áreas similares.

Fonte: Ascom/Semplan

relacionadas

talvez você goste