PM resgata piauienses que viviam em condições análogas à escravidão

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) resgatou 10 pessoas, do Piauí (PI), que viviam em situação análoga ao trabalho escravo, na região rural do Gama. A operação foi na tarde de sábado (25), após uma denúncia anônima feita por meio do telefone 190.

O trabalho era em uma plantação de hortaliças, na DF-180. O grupo disse ficava “muitas horas” na lavoura, que estava sem pagamento de salário, e que não tinha condições de sair do local porque, antes de ir embora, precisariam pagar pela passagem do Piauí para Brasília, além dos gastos com comida e até pelo colchão que usavam para dormir.

Segundo os trabalhadores, no Natal eles comeram apenas arroz com farinha. Eles também mostraram aos policiais as condições de alojamento, que eram inadequadas, e contaram que não recebiam material adequado para a higiene pessoal.

As dez pessoas foram levadas para um hotel, na região de Taguatinga. Segundo a PM, a advogada dos donos da propriedade rural “providenciou a hospedagem até o dia que eles embarcarem para o Piauí”.

No local, caracterizado como “degradante” pela PM, os militares identificaram o filho do dono do “Rancho Paixão” como responsável. Ele foi levado à Polícia Federal que lavrou o auto de prisão em flagrante, de acordo com o artigo 149 do Código Penal, por “reduzir alguém a condição análoga à de escravo”.

O homem, de 38 anos, disse que “iria registrar [os trabalhadores] e melhorar as condições”. O G1 não conseguiu contato com a defesa dos donos da propriedade.

Fonte: G1

relacionadas

talvez você goste