O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí), Alzir Neto, confirmou que o Piauí vai sediar a abertura da colheita nacional de soja em fevereiro de 2022. Alzie Neto esteve em Teresina para a apresentação do livro que conta os 30 anos da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), de autoria do jornalista Vinicius Tavares.

De acordo com Alzir Neto, o agronegócio trouxe benefícios sociais e econômicos para todo cerrado piauiense. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Atlas do Agronegócio Brasileiro – Uma jornada sustentável, produzido pela Croplife Brasil, revelam que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) verificado na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, a 600 km de Teresina, cresceu 179% entre 1991 e 2010, acompanhando o desenvolvimento do agronegócio no município.

O período coincide com o crescimento da área plantada. Primeiro no Piauí e terceiro nacional das 10 cidades brasileiras do ranking plantio x crescimento do IDH. Além disso, também tem o maior PIB percapita do Piauí, medido pelo IBGE em 2018.

“Muita gente diz que a soja não alimenta. O grão de soja não está presente na mesa, mas o frango é alimentado com ela, o óleo de cozinha, a margarina, os suínos e além disse o desenvolvimento social que o agronegócio trouxe ao Piauí é inegável. A participação do trabalho do setor na riqueza gerada no estado é indiscutível”, destaca Alzir Neto.

Com informações da Ascom/Agrosoja
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *