Piauí realiza dia D da campanha de coleta de DNA de familiares e desaparecidos

Nesta quarta-feira, 16 de junho, é o DIA D da Campanha de Coleta de Amostras Biológicas de Familiares de Pessoas Desaparecidas, de 08 horas às 18 horas, na sede do DHPP – Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, localizado na Av. Pedro Freitas s/nº bairro Vermelha, Teresina-PI.

A Campanha foi lançada dia 25 de maio pela SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública através da RIBPG – Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, data referente ao dia Internacional da Criança Desaparecida. De 14/06 a 18/06/2021 é a semana de mobilização nacional, e nesta quarta-feira o dia central de ação.

No Piauí, a campanha está sendo coordenada pelo Instituto de DNA Forense do Piauí e tem por objetivo inicial, a coleta de amostras biológicas de familiares de pessoas desaparecidas para exame de DNA e, posterior, inclusão nos bancos de perfis genéticos, bem como o encaminhamento pelas famílias das amostras de referências diretas da vítima desaparecida (ex. escova de dentes, aparelho de barbear).

No Piauí, os familiares de primeiro grau devem procurar as Delegacias para realizar registro policial, bem como para o preenchimento de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após essa primeira ação, os familiares serão encaminhados para os núcleos de perícia mais próximos. Devem ser requeridas, preferencialmente, o comparecimento de dois familiares em primeiro grau, seguindo a ordem de preferência:
◦ (1) pai e mãe;
◦ (2) filho (a) e cônjuge (pai/mãe do filho);
◦ (3) irmãos. No caso de irmãos, quantos forem possíveis.

O procedimento de coleta é indolor e não invasivo e que os familiares podem apresentar inclusive objetos de uso pessoal da pessoa desaparecida, tal como, escova de dentes, aparelho de barbear, entre outros.

Com informações da Ascom/PC

relacionadas

talvez você goste