Piauí passa a emitir a Carteira de Identidade Nacional nesta quinta-feira

O Piauí passa emitir nesta quinta-feira (15) a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em formato digital. O documento é obtido por meio do aplicativo GOV.BR após a emissão da carteira física, em papel e em policarbonato. Portanto, para emitir sua identidade, o cidadão deve procurar o Instituto de Identificação em sua cidade.

Os estados têm até março de 2023 para iniciarem a emissão do novo modelo. O prazo de validade do novo documento varia conforme a idade da pessoa, sendo de 5 anos para crianças até 11 anos de idade e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos. Para a população a partir dos 60 anos, esse prazo é indeterminado.

O documento no formato anterior é válido até 28 de fevereiro de 2032. Depois disso, as pessoas precisam ter a nova Carteira de Identidade Nacional. A população com idade acima de 60 anos tem a opção de não mudar de documento.

Mais segurança
O novo modelo apresenta um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Além disso, está presente na carteira um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que a torna ainda um documento de viagem.

Até o momento, o Brasil dispõe de acordos para uso do documento de identidade apenas nos postos imigratórios de países do Mercosul. Portanto, para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.

Com informações da Ascom

relacionadas

talvez você goste