Piauí é um dos estados com menor resolutividade de crimes violentos, diz Instituto Sou da Paz

O Piauí está entre estados com baixa resolutividade de crimes violentos, segundo levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz. No estado, dos 280 inquéritos de homicídios, em 2018, apenas 62 estão com a autoria indicada e, desse total, somente 42 casos foram concluídos.

De acordo com Leonardo Carvalho, coordenador de Projeto do Instituto Sou da Paz, foram solicitados dados para Ministérios Públicos e Tribunais de Justiça de todo o país, mas somente 11 estados conseguiram passar informações completas. O Piauí está entre os estados que não conseguiu passar todas as informações para a pesquisa.

“O objetivo é verificar quantos homicídios foram realizados em 2017 e ver quais foram esclarecidos até 2018, mas nem todos passaram informações completas”, informou Leonardo Carvalho.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informou, em nota, que é transparente e que os principais dados estão acessíveis no site da instituição. O comunicado diz ainda que as informações que não constam na página da internet são repassadas dentro do prazo de 21 dias, de acordo com a Lei de Acesso à Informação.

Ainda de acordo com Leonardo Carvalho, a apresentação dos dados não é a solução do problema, mas é o primeiro passo para que se consiga soluções.

“Se os estados não conseguem dizer quantos homicídios foram esclarecidos, não vão pensar em políticas públicas, ações de investigações e melhoria, e uma série de outras ações que deveriam ser tomadas com base em dados”, disse o coordenador.

Fonte: G1piaui.com
Foto: Arquivo

relacionadas

talvez você goste