Piauí celebra resultado histórico na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo em Recife

Piauí celebra resultado histórico na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo em Recife

Com mais de 450 ciclistas inscritos e 16 estados participantes, representantes das regiões Norte e Nordeste do país, foi realizada a 44ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada no último fim de semana. O Piauí trouxe um resultado histórico e fantástico, 14 medalhas conquistadas e o pódio de 3ª melhor seleção de ciclismo das duas regiões. A seleção da Bahia foi a campeã com 489 pontos; o Pará garantiu a segunda posição com 421 pontos, seguida pela seleção piauiense que registrou 366 pontos. O Piauí esteve representado com 29 atletas.

O evento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) foi realizado nos arredores da arena Pernambuco, na cidade de São Lourenço da Mata, em Pernambuco. No dia 19, foi realizada a Prova de Contrarrelógio, no dia 20 a Prova de Resistência e no dia 21 a de Circuito. Após o retorno em ônibus fretado da comissão técnica e atletas para Teresina, com o presidente Fernando Correia Lima, o diretor técnico Zenardo Maia e o técnico Eduardo Lopes na coordenação, toda a seleção aproveita ainda para descansar e saborear as conquistas dos três dias pesados de competição e mais o retorno, com as 14 medalhas no peito.

Karine de Macedo Frota, da categoria Elite, foi o maior destaque da seleção. Atleta preparada para este tipo de competição, ela conquistou duas medalhas de ouro, Contrarrelógio e Circuito, e a de prata na prova de Resistência. Outro destaque, também com três medalhas, foi Lindomar Ferreira (atleta Unimed – Teresina – categoria Máster B-2), com medalha de ouro no Circuito, prata na Resistência e bronze no Contrarrelógio. Já são cinco campeonatos Norte e Nordeste que Karine conquista medalhas, uma máquina de ultrapassar adversárias.

O Piauí também conquistou medalhas com outra atleta da Elite, a Maria do Socorro Silva, que foi a melhor na prova de Resistência, levando sua primeira medalha de ouro em Norte e Nordeste. Karina Rodrigues, também elite, conquistou a prata no Circuito. Valfredo de Macedo (Máster D-1) conquistou ouro no Contrarrelógio e prata no Circuito. Lucas Matos, atleta de Teresina que fez sua estreia em campeonatos oficiais da CBC, foi o destaque da superação e da garra, ao conquistar medalha de prata no Contrarrelógio e bronze na Resistência. O veterano Emanuel Rabelo, o Kiko, da Máster A-1, abocanhou a prata no Contrarrelógio e, fechando a melhor campanha da história do Piauí em Norte e Nordeste de Estrada, Reinaldo Soares (Máster C-1) trouxe medalha de bronze no Contrarrelógio para o Piauí.

“É um resultado histórico e que só mostra a força, a qualidade técnica, o empenho de todos os atletas federados e de todos os atletas que compuseram a seleção piauiense neste grande evento da CBC. Chegar ao pódio como o terceiro estado das regiões Norte e Nordeste também é fruto colhido de muitos anos de organização e grandes provas do nosso campeonato piauiense, que são muito bem organizadas, competitivas e isso só faz elevar o nível técnico dos atletas. Parabéns Piauí”, disse o presidente da FCP, Fernando Correia Lima. Ele lembra que no ano passado o Piauí também teve um resultado inédito na competição realizada em Palmas, no Tocantins, 5º melhor Estado das duas regiões. “Em 2023, em Rondônia, esperamos bater o recorde, ficando em segundo ou até campeão da Copa”, disse o presidente da FCP, com confiança.

Piauí celebra resultado histórico na Copa Norte e Nordeste de Ciclismo em Recife

Fonte: Ascom
Foto: Divulgação

relacionadas

talvez você goste