Piauí atinge 4º lugar entre os estados do Nordeste que mais aplicaram a vacinas Covid-19

O movimento dos municípios, em resposta a uma solicitação do Governo do Estado, fez com que Piauí se estabelecesse entre os dez estados que mais vacinaram no país, de acordo com os dados computados no painel do SI-PNI, levando em conta a relação entre as doses distribuídas e as doses aplicadas. No Nordeste, o estado figura entre os quatro que mais aplicaram as vacinas recebidas até o momento, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ressalta todos os esforços do Estado para garantir a distribuição das vacinas para todos os municípios no menor tempo possível.

“Assim que a remessa chega, há todo um trabalho para que as doses sejam entregues o mais rápido possível. Também, estamos em constantes diálogos com o governo federal para garantir que não falte vacina e reafirmar nosso alinhamento com o Plano Nacional de Imunização (PNI)”.

Segundo o gestor, a parceria entre Estado e municípios é fundamental para fazer a campanha andar. “É importante dizer que quem aplica as doses são os municípios e o avanço da campanha só é possível porque todos estão fazendo a sua parte e o resultado está demonstrado em números”, destacou Florentino Neto.

De acordo com o painel do SI-PNI, no Piauí, foram aplicadas 85,9% das doses recebidas. No Vacinômetro, que leva em conta a população total do estado, de 3.281.480, segundo dados do IBGE, a população que tomou a primeira é de 56,62%. Já os dados referentes à população totalmente imunizada, seja que tomou as duas doses ou a dose única, é de 24,50%.

Fonte: Ascom/Sesapi

relacionadas

talvez você goste