O painel epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) informou nesta terça-feira (26)  que o Piauí chegou a 34 casos confirmados da varíola dos macacos. São 32 homens infectados pela doença e duas mulheres.

A cidade de Teresina lidera o número de casos, com 29 pessoas infectadas no total. Todos os pacientes são do sexo masculino.

As cidades que apresentaram casos confirmados são: Teresina (29), Batalha (1), José de Freitas (1), Parnaíba (1), Picos (1) e São João da Varjota (1).

Ainda segundo o boletim, o Piauí tem 222 casos notificados, sendo 34 confirmados, 18 suspeitos, 12 indeterminados e 150 descartados.

A maior incidência de casos é na faixa etária de 30 a 39 anos, com 15 casos confirmados, em seguida vem a faixa de 20 a 29 anos, com 13 casos confirmados.

Forma de transmissão:
A principal forma de transmissão da varíola dos macacos, doença também conhecida como monkeypox, ocorre por meio do contato direto pessoa a pessoa, chamado de pele a pele. O Ministério da Saúde esclarece como acontece esse contágio e as principais formas de prevenção.

Sintomas:
Os sinais e sintomas, em geral, incluem:
– Erupção cutânea ou lesões de pele;
– Adenomegalia/Linfonodos inchados (ínguas);
– Febre;
– Dores no corpo;
– Dor de cabeça;
– Calafrio;
– Fraqueza.

Ao sentir algum sintoma suspeito que possa ser compatível com a varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento para avaliação. Informe se você teve contato próximo com alguém com suspeita ou confirmação da doença. Se possível, isole-se e evite o contato próximo com outras pessoas.


Com informações da Sesapi
Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *