A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (1) nas cidades de Teresina/PI, São João do Piauí/PI, Floriano/PI e São Vicente/SP a Operação Go and Back, com a finalidade de reprimir os crimes de tráfico e associação para o tráfico de entorpecentes.

De a cordo com a Polícia Federal, foram cumpridos 17 mandados judiciais – 10 mandados de busca e apreensão, 4 de prisões preventivas e 3 de prisões temporárias – todos expedidos pelo Juízo da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina. A operação contou com a participação de 39 policiais federais e o canil da Polícia Militar do Piauí.

A Polícia Federal afirmou que a investigação teve início em 14 de outubro de 2019, com o objetivo de apurar e reprimir o tráfico de drogas em Teresina praticado por traficantes especializados em drogas sintéticas. Porém, durante o processo investigatório foi possível revelar que havia ocorrência do tráfico de drogas em cidades vizinhas e em outros estados da federação, praticados por núcleos em Teresina, São João do Piauí, Floriano e São Vicente/SP.

No decorrer das investigações, mais precisamente, no dia 13 de outubro de 2020, em Picos/PI, foram apreendidos 51 kg de maconha oriundo do estado de São Paulo com destino à cidade de Fortaleza/CE. A apreensão foi realizada por policiais federais.

O nome da Operação, Go and Back, deu-se em virtude da movimentação de um alvo inicialmente investigado, que estava cumprindo pena em regime semiaberto e, portanto, fazia uma espécie de bate e volta (go and back) com entorpecentes de Teresina até as cidades vizinhas do sul do estado, sempre tendo que retornar para dormir na penitenciária Major César Oliveira.

Conforme a Poícia Federal, os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, cujas penas máximas acumuladas podem chegar a 25 anos de prisão.

Com informações da Polícia Federal
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *