Pesquisa aponta que Teresina tem cerca de 7.690 pessoas infectadas por Covid-19

Cerca de 7.690 pessoas estão infectadas pelo Novo Coronavírus em Teresina, segundo pesquisa de investigação sorológica, com testes para a Covid-19, encomendada pela Prefeitura. Os dados indicam que, para cada uma pessoa infectada na cidade, existem outras 62 não notificadas.

Os dados foram divulgados pelo prefeito Firmino Filho nesta quarta-feira, durante entrevista coletiva por meio de videoconferência. A pesquisa, realizada pelo Instituto Opinar, foi realizada em duas etapas. A primeira delas, entre os dias 16 e 19 de abril, e a segunda, entre os dias 24 a 26. A maior parte dos registros está na zona Leste da cidade, com 38% dos casos. A zona Sudeste vem em seguida, com 23% dos casos positivados, a zona Sul com 23% e, por último, a zona Norte com 15%.

A primeira sondagem aponta que 0,56% das pessoas estavam com a doença, o que correspondente a 4.843 pessoas. O número é 118 vezes superior aos 41 casos registrados pelo sistema de saúde da capital no domingo anterior a coleta de dados. Já no segundo levantamento, 0,89% dos pesquisados tinham atestado positivo para a Covid-19, o que totalizaria 7.697 pessoas, quantidade 63 vezes maior que os positivos registrados no domingo anterior à pesquisa.

A relação entre os casos estimados e os casos reais é menor na segunda pesquisa do que na primeira. Isso porque, quando da realização da segunda sondagem, já havia sido iniciada a realização de um número maior de testes na cidade.

Os resultados da pesquisa em Teresina refletem um cenário sobre o número de infectados de uma semana atrás. “Todas as decisões que estamos tomando são baseadas na ciência, não especulações. Com esses dados, vamos fazer projeções mais precisas, acompanhando a evolução da pandemia”, pontuou, adiantando que serão realizadas pelo menos mais duas etapas da pesquisa.

A pesquisa mostrou também que 54% dos casos confirmados são em mulheres. A maioria dos casos positivos, 31% deles, envolve a população com idade entre 15 e 24 anos. 23% dos confirmados têm idade entre 25 e 34 anos, 15% com idade entre 35 e 44 anos, 15% com idade entre 45 e 54 anos, 8% com idade entre 55 e 69 anos e 8% com idade acima de 70 anos.

A pesquisa leva em consideração uma população estimada em 864.845 habitantes em Teresina.  Foi realizada através de visitas residenciais com 15 equipes com pesquisadores do Instituto Opinar e técnicos da Fundação Municipal de Saúde. A margem de confiança é de 95% e a margem de erro considerando a amostra das duas pesquisas é de 2,31% para mais ou para menos.

Clique aqui para conferir a pesquisa na íntegra

Fonte: Ascom/PMT

relacionadas

talvez você goste