Paulo Dantas é eleito governador de Alagoas

A Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu, em sessão especial na tarde de hoje, o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) como novo governador para um mandato tampão até 31 de dezembro. Ele terá como vice o médico José Wanderley Neto (MDB), que já foi vice-governador do estado entre 2005 e 2008.

Dantas foi eleito hoje com 21 votos dos deputados. Davi Maia (União), Cabo Bebeto (PL), e Danúbia Barbosa (Avante) tiveram um voto cada um. O deputado Antônio Albuquerque (PTB) votou em branco. Dois deputados faltaram à sessão.

Depois de 13 dias de atraso, a eleição indireta confirmou o favoritismo de Dantas e mantém o grupo emedebista, comandado pelo senador Renan Calheiros (MDB) e pelo ex-governador Renan Filho (MDB), no poder no estado.

Desde 2015 Alagoas é comandada pelo MDB, que teve Renan Filho eleito em 2014 e reeleito em 2018. O agora ex-governador renunciou no dia 2 de abril para poder disputar a cadeira alagoana ao Senado.

O agora ex-deputado estadual será candidato à reeleição ao governo, com apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Paulo Dantas toma posse de forma imediata no cargo.

Em seu discurso no plenário do parlamento, Dantas criticou o que chamou de “ataques covardes” ao citar as tentativas judiciais de adiar a eleição indireta (veja mais abaixo). “Tentaram golpear nossa democracia tentando desestabilizar Alagoas. Fizeram chicana com o processo”, disse.

A estocada teve como endereço o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que durante todo o processo eleitoral travou embate com o senador Renan —o PP de Lira entrou no STF (Supremo Tribunal Federal) por conta da eleição indireta, o que resultou no adiamento da votação.

Por conta disso, nos últimos dias, os dois líderes se acusaram mutuamente de golpista.

Fonte: Folhapress

relacionadas

talvez você goste