​Papa Francisco nomeia Dom Juarez como novo arcebispo de Teresina

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (4) Dom Juarez Sousa da Silva como novo arcebispo metropolitano de Teresina. Desde 2016, ele exercia o ministério de bispo diocesano de Parnaíba/PI.

Após 10 anos de episcopado na Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito torna-se bispo emérito nesta Igreja particular.

Trajetória eclesial
Dom Juarez Sousa da Silva nasceu no interior do município de Barras, hoje município de Cabeceiras do Piauí – PI, no dia 30 de junho de 1961. É o primogênito dos sete filhos do casal Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva. Cursou o Ensino fundamental na Unidade Escolar Matias Olímpio e Unidade Escolar Gervásio Costa, em sua cidade natal, e o Ensino Médio, no Curso Técnico Tradutor e Intérprete no Seminário da Assunção, em Jacarezinho-PR. Fez bacharelado em Filosofia e Teologia no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina-PI, é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma – Itália. Foi ordenado diácono no dia 10 de julho de 1993, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior-PI, e presbítero em 19 de março de 1994, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras – PI.

Foi administrador da Paróquia de São José, em Altos-PI, de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, de 2002 a 2008. Em 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo da diocese de Oeiras-PI, pelo Santo Padre, o Papa Bento VI; sua ordenação episcopal aconteceu no dia 17 de maio de 2008, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras – PI, onde exerceu seu pastoreio até o dia 06 de janeiro de 2016, quando foi nomeado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, bispo coadjuntor da Diocese de Parnaíba, assumindo a titularidade desta diocese no dia 24 de agosto do mesmo ano.

Atualmente é presidente do Regional Nordeste IV da CNBB, sendo nomeado hoje, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, o 8º arcebispo metropolitano de Teresina. Dom Juarez tem o lema episcopal Ut vitam habeant (Para que tenham vida – Jo 10,10).

Por meio de nota, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma saudação ao novo arcebispo de Teresina, Dom Juarez de Souza da Silva, e um agradecimento a Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, agora emérito.

Fonte: Ascom
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste