O deputado estadual Georgiano Neto (MDB) superou as expectativas nestas eleições. O parlamentar ainda impulsionou a votação do próprio pai, Júlio César, ajudando-o a superar a marca dos 130 mil votos. Esse feito deu a ambos espaço na lista dos maiores vencedores das eleições de 2022 no Piauí.

O parlamentar, aos 28 anos, vai para seu terceiro mandato como o grande vencedor dos proporcionais no Piauí. Júlio César sai do pleito reeleito para o seu 8º mandato, desta vez como o mais votado, ainda garantindo à esposa a vaga de primeira suplente de senadora na vaga de Wellington Dias.

Apesar de toda a experiência de Júlio César, Georgiano já é um feito de si próprio. Mais de 30% das bases de jovem deputado são completamente independentes das de seu pai. Mesmo nos municípios em que ambos dividem votação, Georgiano tem tratado as lideranças com independência em relação a Júlio César, buscando levar benefícios por seus próprios méritos.

O deputado Júlio César (PSD), aos 74 anos, é uma das figuras mais respeitadas da República brasileira, considerado uma autoridade em números, finanças e estatísticas do Brasil e a quem sempre buscam escutar antes da tomada de qualquer decisão que mexa com as cifras astronômicas do orçamento da União. No Brasil e, em especial no Piauí, sua fama é a de grande defensor do municipalismo, tendo aprovado diversos projetos que aumentaram os repasses de recursos financeiros para as prefeituras como os 1% extra que caem no caixa em junho e dezembro de cada ano.

O terceiro grande feito da família de Júlio César, neste pleito, foi a demonstração de prestígio ao indicar sua esposa (mãe de Georgiano), Jussara Lima, como primeira suplente do senador eleito Wellington Dias. Melhor ainda é, se em um eventual governo Lula, Dias for chamado para ocupar o cargo de ministro. Jussara ocuparia, assim, a vaga de senadora, ampliando ainda mais o prestígio do clã nos cenários local e nacional.


Da Redação
Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *