Organização Pan-Americana da Saúde alerta para o crescimento da ômicron nas Américas

O governador Wellington Dias conversou nesta terça-feira, (11), com o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Dr. Jarbas Barbosa sobre o aumento dos casos de covid-19 por conta da variante ômicron. Devido a alta transmissibilidade da nova variante, a OPAS alerta para um aumento dos casos de covid nas próximas semanas na região das américas. Somente na última semana, houve a infecção de mais de 15 milhões de pessoas ao redor do mundo.

O governador Wellington Dias faz um apelo à população para que mantenham as recomendações sanitárias e as vacinas em dia. “Hoje estamos saindo de uma situação em que é predominante a variante delta e a ômicron passa a dominar. Ela tem uma transmissibilidade mais elevada mas para quem está em dia com a vacina, ela tem baixo adoecimento, menos internação de UTI na proporção de casos. Mas devemos ter uma alta de casos nesse período. Portanto, todos os cuidados devemos seguir adotando para evitar não só a ômicron mas também a influenza, a covid delta e outras doenças respiratórias que podem chegar a ser agudas e graves”, pede Wellington.

Atualmente a variante ômicron é predominante nos números de casos de covid-19 no Brasil. Segundo dados do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), a ômicron representa 92,6% das infecções. Ainda de acordo com o instituto, em um mês, a positividade para SARS-CoV-2 aumentou de 5% para 13,7%. Segundo o ITpS, é um reflexo do avanço da ômicron no país.

Fonte: CCom

relacionadas

talvez você goste