A Parceria Público-Privada (PPP) da Nova Ceasa conquistou o primeiro lugar na premiação promovida pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece). O 5º Fórum Internacional PPP da ONU teve início nesta quinta-feira (22), onde o governador Wellington Dias apresentou o projeto da central de abastecimento piauiense. A votação popular para selecionar os vencedores ocorreu via internet e os vencedores foram anunciados nesta sexta-feira (23).

Para a ONU, a PPP da Nova Ceasa se destaca por abordar o desafio da pobreza, a criação de empregos locais, saúde, segurança alimentar, inclusão de gênero e fornece soluções reais combinando critérios sociais, ambientais e econômicos.

“O Piauí quer desenvolvimento e foi assim que tomamos a decisão de trabalhar com parcerias público-privadas. Depois de tudo o que enfrentamos, é uma alegria ver a Nova Ceasa ganhando um prêmio internacional da ONU. A geração de 16 mil empregos, o lado social, o apoio para mulheres empreendedoras, a saúde e cuidados na área ambiental foi o que garantiu que ganhássemos como o melhor projeto de PPP de 2021. Que o projeto seja cada vez mais reconhecido,pois é merecido”, destacou o governador Wellington Dias.

A superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura, destaca que o Piauí tem hoje o melhor projeto de PPP do mundo, reconhecido pela ONU.

“A Nova Ceasa é uma iniciativa que trabalha também o social, sobretudo no combate à fome, com o Banco de Alimentos. A concessão tem um enorme potencial transformador com o empreendedorismo e apoio à inclusão de gênero, com auxílio às mães de família, a partir da creche que existe lá dentro. São muitos pontos que fazem da Nova Ceasa um projeto diferenciado, e a ONU validou isso”, explica a gestora.

O objetivo do fórum este ano foi destacar os planos de recuperação para cidades diante da pandemia da Covid-19, por meio de projetos regionais de desenvolvimento que possam atender aos desafios da construção de um novo normal. O Piauí foi o único projeto do Brasil selecionado pela ONU. Além dele, os outros quatro finalistas na premiação foram a Espanha, Filipinas, China e Bermuda, e mais seis projetos da Arábia Saudita, Escócia, Espanha, Haiti, Rússia e Índia foram apresentados com menções honrosas no evento.

Inicialmente, a PPP da Nova Ceasa foi selecionada dentre 150 projetos do mundo inteiro e no dia 19 de abril o júri da ONU escolheu os cinco finalistas para premiação no fórum, dentre eles o projeto piauiense. Até a abertura do evento, mais de 1,5 milhão de pessoas foram impactadas via Facebook, mais de 12 mil visitas ao site e 350 mil visualizações dos vídeos.

“O alcance que a PPP conseguiu com essa projeção internacional não tem preço”, comenta Viviane Moura.

Confira o anúncio oficial da ONU traduzido para o português:

“Fica a seguir o anúncio do secretário executivo sobre os vencedores e os vice-campeões: 881 votos foram dados pelos participantes do prêmio Unece Construindo Voltar Melhor Infraestrutura 2021 e o vencedor é o projeto do Brasil (mercado de frutas e verduras no Estado de Piauí), seguido de perto pelos segundos colocados da Espanha (trem leve em Tenerife) e das Filipinas (programa de desenvolvimento regional em Caraga). É claro que os participantes do Fórum reconhecem esses projetos por seus múltiplos impactos que realmente priorizam as pessoas e constroem melhor. Eles abordam o desafio da pobreza, a criação de empregos locais, saúde, segurança alimentar, resíduos, o uso de energia renovável e sua aspiração de serem neutros em carbono, mobilidade sustentável e fazer com que as pessoas usem o transporte público, e fornecem soluções reais no terreno, combinando critérios sociais, ambientais e econômicos. Precisamos de muito mais desses projetos para construir melhor.”

Fonte: CCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *