O que Verstappen precisa para ser campeão no Japão

O holandês Max Verstappen (RBR) pode ser bicampeão neste domingo, no GP de Suzuka, no Japão. Para garantir o título, ele precisa apenas de si. Caso vença a corrida e também crave a volta mais rápida, não há nada que os demais pilotos possam fazer para impedir que o piloto leve o título para casa. Porém, mesmo que ele não vença, há outras combinações de resultados que podem fazer com que ele seja campeão.

Verstappen lidera o campeonato com 341 pontos, seguido por Charles Leclerc (Ferrari), que tem 237 pontos.

Caso Verstappen vença a corrida e não faça a corrida mais rápida, Leclerc precisa ao menos chegar em terceiro para o holandês ser campeão.

Caso o piloto da RBR chegue em segundo (com a volta mais rápida), seu adversário precisa ser no máximo 5º colocado. Caso chegue em segundo, sem a volta mais rápida, Leclerc precisa marcar essa volta e chegar da 5ª posição para baixo.

Mesmo que chegue até a sexta posição, há possibilidades do holandês ser campeão. Neste caso, basta que Leclerc não pontue.

Pole no Japão
Verstappen conseguiu o melhor tempo no treino classificatório da madrugada de hoje (8) no Circuito de Suzuka, no Japão. Registrando uma volta de 1m29s304, o holandês da Red Bull Racing vai largar na pole na corrida de amanhã (9), que terá início às 2h (de Brasília), e pode garantir o título da temporada de 2022 da Fórmula 1.

O grid de largada ainda terá os ferraristas Charles Leclerc (1m29s314) e Carlos Sainz (1m29s361) em segundo e em terceiro, respectivamente. Sergio Pérez e Esteban também estão no top 5, com Lewis Hamilton, Fernando Alonso, George Russell, Sebastian Vettel e Lando Norris completando os dez primeiros

Confira o grid de largada do GP do Japão
1) Max Verstappen (Red Bull)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Carlos Sainz (Ferrari)
4) Sergio Pérez (Red Bull)
5) Esteban Ocon (Alpine)
6) Lewis Hamilton (Mercedes)
7) Fernando Alonso (Alpine)
8) George Russell (Mercedes)
9) Sebastian Vettel (Aston Martin)
10) Lando Norris (McLaren)
11) Daniel Ricciardo (McLaren)
12) Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
13) Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
14) Zhou Guanyu (Alfa Romeo)
15) Mick Schumacher (Haas)
16) Alexander Albon (Williams)
17) Pierre Gasly (AlphaTauri)
18) Kevin Magnussen (Haas)
19) Lance Stroll (Aston Martin)
20) Nicholas Latifi (Williams)

A corrida
O Circuito de Suzuka volta a receber uma prova da categoria depois de dois anos devido à pandemia de covid-19. O Grande Prêmio do Japão é a 18ª etapa da temporada de 2022 da F1.

Até então, Verstappen é o líder isolado, com 341 pontos. O holandês é seguido na tabela por Leclerc, com 237, e por Pérez, com 235. O atual campeão pode inclusive conquistar seu segundo título já neste domingo, dependendo de uma combinação de resultados de Leclerc e Pérez, que possuem 237 e 235 pontos, respectivamente.

A Band transmitirá a corrida de amanhã com exclusividade.

Fonte: R7.com

relacionadas

talvez você goste