No Piauí, mais de 100 mil crianças foram vacinadas contra a Covid-19

O estado do Piauí segue avançando na imunização de sua população contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (14) foi atingida a marca de 104 mil crianças de 05 a 11 anos vacinadas com a primeira dose.

A estimativa do Ministério da Saúde é de vacinar 331.432 pessoas dessa faixa etária no estado. “Seguimos firmes no nosso objetivo de ver todos os piauienses vacinados contra esse vírus tão letal. Hoje alcançamos mais de cem mil crianças com a primeira dose e vamos trabalhar ainda mais com os municípios, para que mais pessoas do público infantil recebam seus imunizantes”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Com a marca de 104 mil crianças vacinadas de 05 a 11 anos o estado chega a 31,38% deste público. Até a manhã desta segunda-feira (14) o Piauí já aplicou 6.117.983 doses de vacinas contra a Covid, contando com 87,41% de sua população com a primeira dose e 77,88% com a imunização completa. O Piauí é o segundo estado que mais aplicou segundas doses no Brasil.

“Queremos reforçar mais uma vez aos pais e responsáveis que as vacinas são seguras e essenciais para o enfrentamento da doença e pedimos que levem suas crianças para tomar as doses. E reforçamos mais uma vez a necessidade de toda a nossa população acima de 12 anos de completar seu ciclo de imunização com as duas doses e aqueles com mais de 18 anos, que ao completar 04 meses de sua segunda dose procurem os postos de saúde para tomar o reforço”, enfatiza o gestor.

No Brasil, dois imunizantes estão sendo usados para a o público infantil. A Pfizer pediátrica, que pode ser aplicada em crianças de 05 a 11 anos, inclusive naquelas imunossuprimidas, com o intervalo de 08 semanas entre a primeira e a segunda aplicação. E a CoronaVac, que deve ser aplicada em pessoas de 06 a 17 anos, não podendo ser vacinadas pessoas dessa faixa etária que são imunossuprimidas. A dose do imunizante é a mesma aplicada em adultos e tem o intervalo de 28 dias entre primeira e segunda dose.

Fonte: Sesapi

relacionadas

talvez você goste