Para trazer mais transparência a população piauiense, sobre o avanço da vacinação em nosso estado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), implantou mais uma ferramenta no Vacinômetro, que disponibiliza a quantidade de municípios que já estão completando o ciclo de imunização de adolescentes de 12 a 17 anos.

“À medida que nossa vacinação vai avançando, graças aos esforços do Governo do Piauí, Sesapi e municípios, nós vamos buscando novas ferramentas para que nossa população possa ter acesso de forma transparente dos destinos das vacinas que chegam ao estado e como elas estão sendo utilizadas”, explica o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Até esta segunda-feira (8) os números mostram que 74 cidades piauienses estão fechando a vacinação dos adolescentes, com a aplicação da segunda dose. Ao todo 137.934 pessoas dessa faixa etária receberam a primeira dose e 8.894 estão com o seu ciclo vacinal completo.

“No Piauí os 224 municípios estão vacinando todos os grupos contemplados pelo Plano Nacional de Imunização e agora estamos em mais uma etapa, que é o fechamento da vacinação dos adolescentes, que é de suma importância para que possamos sair dessa pandemia”, lembra o gestor.

No Brasil a única vacina liberada para esta faixa etária de 12 a 17 anos é a Pfize/Biontech, que tem o prazo de oitos semanas de intervalo entre a primeira e segunda dose.

Demais grupos
Segundo dados do Ministério da Saúde, que é o Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI), o estado do Piauí já atingiu a marca de 100% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Com a segunda dose, o estado chegou à marca de 70% da população completamente imunizada.

Os números do sistema levam em conta apenas os grupos populacionais que estão liberados para tomar as vacinas, ao qual eles dominam de população vacinável ( 2.329.446 ). Por sua vez o Vacinômetro da Sesapi contabiliza sua proporcionalidade através da população geral do Piauí (3.281.480), onde está incluso àqueles que ainda não podem ser vacinados, como pessoas abaixo de 12 anos.

De acordo com o SI-PNI, 2.329.446 piauienses acima de 18 anos estão vacinadas com a D1(primeira dose) e 1.533.868 imunizadas com as duas doses ou dose única. E os dados do Vacinômetro apresentam 72,47% da população com a D1 e 51,96% com seu esquema vacinal completo. A diferença se dá por conta da base de cálculo.

Até o mês de novembro, o Brasil utiliza quatro vacinas para imunizar sua população contra a Covid-19 são elas: CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson.

Para ter acesso aos dados do Vacinômetro da Sesapi basta acessar o link.Nele você também encontra um atalho para o SI-PNI.

Fonte: Ascom/Sesapi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *