No Piauí, 30% da população do Piauí estão com esquema vacinal completo contra Covid

O estado do Piauí atingiu à marca de 30% de sua população com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. Outro dado relevante é que 61.18% dos moradores do estado já tomaram sua primeira dose da vacina. Os números são do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Para completar o esquema vacinal é necessário que a pessoa tenha tomado às duas doses dos imunizantes que precisam do reforço, ou recebido à vacina de dose única. “Finalizar o esquema de vacinação é de suma importância para que a população fique protegida contra o vírus e percebemos, através dos números que as pessoas estão fazendo sua parte e já atingimos 30% dos piauienses imunizados contra o coronavírus”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Os números do Vacinômetro apresentam que já foram aplicadas 2.007.616 vacinas de primeira dose, 934.820 segundas doses e 49.585 imunizantes de dose única. “Esse avanço na vacinação é a demonstração de um esforço conjunto entre Governo do Piauí, Sesapi e municípios, para que a vacina possa chegar mais rápido no braço dos piauienses”, pontua o gestor.

Diferente do Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI), que estima como população vacinável do estado 2.378.190, que são todos os adultos acima de 18 anos e grupos prioritários o Vacinômetro da Sesapi considera, para contabilizar os dados, a população geral do estado, estipulada pelo DATASUS em 3.281.480 milhões.

“Nos dados do SI-PNI, o Piauí já contabiliza 3.085.056 milhões de doses aplicadas, nesse sistema o estado também já conta com 1.031.131 pessoas com esquema vacinal completo. Esse é o do programa oficial de cadastro de dados dos vacinados, onde são inseridas todas às informações sobre a pessoa que recebeu a vacina”, explica o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

Fonte: Ascom/Sesapi

relacionadas

talvez você goste