Não se enterra mais lixo no planeta

O Governador Rafael Fonteles (PT) trouxe para o Piauí a mais moderna tecnologia de reciclagem e tratamento de lixos e lixões existente no planeta. As tratativas iniciais começaram no Governo Wellington Dias (PT) que autorizou o acordo tecnológico entre o Instituto de Águas e Esgotos e o INCT.

​E esta inovação tecnológica moderna está sendo introduzida no município de Picos, com a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica, assinado entre o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, o município de Picos e o Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia, este uma ORCIP, com experiência de 10 anos no setor, com registros no Ministério da Justiça e órgãos ambientais do país; além de acordos celebrados com governos estaduais e municipais, com inédita prestação de serviços à área privada, com reconhecimento científico recomendado pela ONU. Inclusive tendo o Diretor-geral proferido conferência para países sob recomendação de organismos internacionais.

​O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – INCT, tem os seus estudos científicos sobre lixos e lixões, sobre meio ambiente, sobre crédito de carbono dentre outros objetivos e/ou atividades, recomendados por 76 empresas nacionais e estrangeiras entre as mais proeminentes do planeta. Entre as maiores do mundo.

​E o portfólio de prestação de serviços do INCT, como evidenciei acima, abrange e/ou abarca uma infinidade de áreas de atuação, notadamente sobre o meio ambiente, etc. E, justamente por esta competência, em natureza diversa no meio ambiente, tem sido requisitado amplamente por várias empresas de renome.

​E esta diversidade múltipla de ações extraordinárias desenvolvidas pelo INCT, levou o Governo do Piauí a celebrar acordo de Cooperação Técnica com essa Instituição de renome internacional, após atender o processo licitatório.

​Ademais, o Grupo empresarial internacional Archea, que opera no Brasil, e possui três usinas de beneficiamento integral do lixo, com fabricação de produtos que serão utilizados na construção civil (telhas, tijolos, bocas de lobo, etc.), bem como em sistema de abastecimento de água às populações, além da produção de biogás, gás, adubo e fertilizantes, etc., de conformidade com o acordo de Cooperação Técnica celebrado com o INCT.

​Esse Grupo Industrial Archea, de origem alemã, opera 158 plantas industriais em redor do mundo. E, é, este complexo industrial gigantesco que implantará e/ou instalará em Picos e em outros municípios do Piauí usinas para o beneficiamento total do lixo, sem sobrar quaisquer resíduos para enterrar; E sem incinerar qualquer produto proveniente do lixo.

​Este Grupo Industrial Archea, que se instalará em Picos, mas podendo implantar outras unidades, em outros municípios, vem também mantendo as negociações à instalação das usinas no Piauí.

​E o responsável pela representação do Grupo Archea no Brasil está mantendo todas as conversações com o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, fortalecendo as suas superiores negociações à instalação da usina no município de Picos e outros municípios do Estado.

​A usina de Picos terá capacidade instalada de processamento industrial de 100 toneladas de lixo por dia; produzirá biogás, telhas, tijolos, canos (para instalação de abastecimento de água), dentre outros insumos. Criará 80 empregos diretos e 80 indiretos.

​E solucionará a situação dos catadores de lixo existentes atualmente com a construção de galpões, acomodações sociais, centro de triagem do lixo, etc., dará dignidade e cidadania aos catadores.

​E a Prefeitura de Picos caberá resolver os passivos sociais e trabalhistas existentes, além de regularizar a situação do terreno onde será instalada a usina.

​Os lixos e lixões de Valparaíso e Altamira terão todos os seus passivos processados pela usina e no local será implantado um parque ambiental, com o aproveitamento do terreno como área de lazer e o plantio de árvores da flora local piauiense.

MAGNO PIRES é Diretor-geral do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí – IAE-PI, Ex-Secretário de Administração do Piauí e ex-presidente da Fundação CEPRO, advogado da União (aposentado), professor, jornalista e ex-advogado da Cia. Antáctica Paulista (hoje AMBEV) por 32 anos e Vice-presidente da Academia Piauiense de Letras-APL.

relacionadas

talvez você goste