MP-PI denuncia ex-prefeitos por desvios de recursos públicos

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Promotoria de Justiça de Barro Duro, ofereceu denúncias contra um esquema criminoso chefiado pelo ex-prefeito do município de Passagem Franca, Raislan Farias dos Santos, e pelo ex-prefeito de Agricolândia, Walter Ribeiro Alencar.

De acordo com o MP-PI, a organização era constituída também por servidores municipais e pessoas que montaram empresas fantasmas, assinando contratos com o município de Passagem Franca.

O MP-Pi informou que pela complexidade e volume das informações produzidas, a investigação foi desdobrada em fases, a partir dos núcleos de atuação, o que resultou no oferecimento de três denúncias criminais perante o juízo de Passagem Franca.

A investigação concluiu que existia uma organização criminosa responsável pela criação de empresas fictícias criadas para vencer licitações fraudadas e desviar recursos públicos por meio de subcontratações, sem a execução do objeto contratado e com sobrepreços.

Conforme o MP-PI, as apurações revelaram ainda que muitas de tais empresas eram integradas por familiares ou pessoas com relacionamento direto com os gestores, com a utilização de servidores para repasse dos recursos públicos desviados.

Estima-se que foram desviados, aproximadamente, R$ 6.261.265,90 dos cofres públicos.

Com informações do MP-PI

relacionadas

talvez você goste