Motoristas e cobradores iniciam greve na segunda-feira em Teresina

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (SINTETRO-PI) confirmou que nesta segunda-feira (21) inicia greve nos sistema de transporte público de Teresina. A dicisão foi informada ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), que recebeu a notificação.

O Consórcio SITT, através do SETUT, informa que as empresas querem manter o funcionamento dos serviços oferecidos, com o objetivo principal de atender as demandas dos passageiros, assegurando o direito de ir e vir dos cidadãos e trabalhadores teresinenses.

Conforme o SETUT, a falta de diálogo efetivo com a prefeitura, o não cumprimento por parte da gestão do acordo firmado em outubro de 2021 e a falta de objetividade dos gestores públicos em apresentar soluções para o transporte, tem prejudicado o sistema, e por consequência imediata, os clientes usuários dos transportes, que necessitam dos serviços.

A consultora jurídica do SETUT, Naiara Moraes afirma que o órgão tem participado de negociações e propostas junto à Superintendência Regional do Trabalho no Piauí, buscando solucionar as demandas trabalhistas de motoristas e cobradores de ônibus.

“O SETUT tem participado de mesas de negociações e propostas junto à Superintendência Regional do Trabalho no Piauí, buscando solucionar as demandas trabalhistas de motoristas e cobradores de ônibus. As empresas seguem cumprindo devidamente suas obrigações e o acordo firmado com a Prefeitura de Teresina, assumidas em outubro de 2021. Contudo, como a gestão municipal não tem cumprido, desde janeiro de 2021, com diversas obrigações contratuais, principalmente no tocante ao repasse das verbas necessárias à sobrevivência do setor, isso tem inviabilizado por completo qualquer possibilidade de haver acordo trabalhista para com seus colaboradores”, explicou.

De acordo com a entidade, os valores calculados que resultaram em um total de R$ 71.950.946,51 (setenta e um milhões, novecentos e cinquenta mil, novecentos e quarenta e seis reais e cinquenta e um centavos) são referentes aos prejuízos acumulados de janeiro de 2021 até fevereiro de 2022, e que são extremamente necessários para garantir a manutenção dos compromissos financeiros e operacionais do setor.

Naiara Moraes reafirma que as empresas defendem a manutenção da frota operante e que a Prefeitura possa fazer algo urgente para que a greve não aconteça.

“Criadas ainda em outubro do ano passado, duas comissões especiais formadas pela Prefeitura de Teresina para encontrar soluções para o transporte coletivo da Capital, sendo uma para a bilhetagem eletrônica e outra para analisar alternativas financeiras, nunca deram posição quanto aos assuntos, enquanto a população segue enfrentando sozinha os problemas gerados pela crise do transporte público. As empresas de transporte seguem a disposição para um diálogo claro e resolutivo, estando aptas para prestar os serviços com qualidade e de forma a atender às necessidades da população. Defendemos a não realização da greve anunciada e sim ao acordo entre as partes envolvidas”, destacou.

Da Redação

relacionadas

talvez você goste