Morre o ex-deputado Severino Cavalcanti aos 89 anos

Faleceu nesta quarta-feira (15), no Recife, o ex-deputado Severino Cavalcanti, aos 89 anos. Ele estava filiado ao Progressista. A causa da morte não foi confirmada. Segundo informações preliminares, Cavalcanti faleceu durante a madrugada na sua residência no Recife.

Severino deixa a esposa, Amélia, e três filhos: Catharina e os ex-deputados estaduais Zé Maurício e Ana Cavalcanti.

Trajetória
O primeiro cargo político ocupado por Severino Cavalcanti foi o de prefeito de João Alfredo, em 1964, aos 34 anos de idade. Ele foi alçado ao cargo no período em que era filiado à UDN (União Democrática Nacional).

Cavalcanti, em seguida, exerceu sete mandatos consecutivos de deputado estadual por Pernambuco, de 1967 a 1995. Na sequência, foi eleito deputado federal e passou por três mandatos na Câmara dos Deputados.

Em 2005, foi eleito para a presidência da Câmara dos Deputados. A eleição de Cavalcanti para o comando da Casa se deu em meio a um racha na base do governo Lula. Considerada menos expressiva, a candidatura de Severino saiu vitoriosa após divisões no PT e em outros partidos da base aliada do então presidente da República.

Após denúncias e acusações de corrupção, Cavalcanti renunciou à presidência da Câmara e ao mandato em setembro de 2005. Pesavam contra Cavalcanti a acusação de recebimento de propina de R$ 10 mil mensais para prorrogar a concessão de duas lanchonetes da Câmara. A mesada ganhou o apelido de “mensalinho”.

Em 2006, ao tentar voltar ao cargo de deputado federal, não se elegeu.

Após dois anos sem mandato, Severino assumiu a Prefeitura de João Alfredo, no Agreste de Pernambuco. O retorno ao comando do Executivo da terra natal ocorreu após vitória na eleição municipal de 2008. Foi a segunda vez que ele exerceu o cargo de prefeito da cidade.

Em 2012, a candidatura à reeleição foi barrada pela Lei da Ficha Limpa pelo fato de ter renunciado para evitar a cassação na Câmara. Severino, então, lançou a então vice Anna Mendes à sucessão, mas ela não foi eleita. Quem venceu foi a atual prefeita maria Sebastiana, que ainda é a prefeita da cidade, pois foi reeleita em 2016.

Sepultamento
O sepultamento deverá ocorrer ainda nesta quarta-feira (15) no Cemitério de São José, em João Alfredo, terra natal de Severino Cavalcanti. Em razão da pandemia, a cerimônia será restrita a familiares.

Repercussão
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), lamentou a morte de Severino e disse que ele deixa uma lacuna na política do estado.

Em nota, o Progressista de Pernambuco lamentou a morte de Severino Cavalcanti e classificou o ex-deputado como “defensor da democracia”. Cavalcanti era presidente de honra do partido no estado. O presidente do PP de Pernambuco, deputado federal Eduardo da Fonte, assinou o comunicado.

Fonte: Folhapress
Foto: Agência Brasil

relacionadas

talvez você goste