Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, morre aos 85 anos

O monsenhor Jonas Abib morreu na noite desta segunda-feira (12) aos 85 anos, em sua casa, em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo. Referência do movimento Renovação Carismática Católica no Brasil, o sacerdote é fundador da Comunidade Católica Canção Nova.

De acordo com nota de falecimento emitida pela Canção Nova, a causa da morte foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora. Desde maio de 2021, o religioso passava por tratamento quimioterápico de um mieloma múltiplo, tipo de câncer que afeta células da medula óssea.

Na última quinta-feira, 8, dia que completou 58 anos de sacerdócio, o padre havia recebido alta hospitalar. Ele estava internado desde o final de outubro em um hospital da capital paulista por complicações após passar por uma jejunostomia, cirurgia feita para controlar suas recorrentes pneumonias.

“Ao mesmo tempo em que se encontra com o coração contrito e enlutado, a Comunidade e todos que fazem parte da família Canção Nova reafirmam a sua esperança na Ressurreição. Monsenhor Jonas Abib ensinou com a vida que a santidade é uma urgência, e se gastou até o último instante na vivência do ‘Ou Santos ou Nada'”, declarou a comunidade, em nota de pesar.

Velório
De acordo com informações divulgadas nas redes sociais da Canção Nova na manhã desta terça-feira, 13, o corpo do monsenhor Jonas Abib está sendo velado no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes e será sepultado no Santuário do Pai das Misericórdias, ambos na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista.

O velório segue no Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes até quarta-feira, 14. Já na quinta-feira, 15, a partir das 15 horas, acontecerá a missa de corpo presente e o sepultamento no Santuário do Pai das Misericórdias. A cobertura da despedida do monsenhor está sendo transmitida pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

Caminhada
Monsenhor Jonas Abib nasceu em Elias Fausto (SP) no dia 21 de dezembro de 1936. Ele entrou no seminário aos 12 anos de idade e se ordenou sacerdote em 1964. Nos anos seguintes, o padre se aproximou da Renovação Carismática Católica com um trabalho de vida voltado à juventude. Em meio a isso, em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, marca do movimento carismático no Brasil e referência na utilização de meios de comunicação para a evangelização.

Fruto do ‘sim’ de Jonas Abib, a Comunidade Canção Nova conta com mais de 1300 membros espalhados pelo Brasil e exterior. Por seu destaque no servir, em 2007, o então papa Bento XVI concedeu a ele o título de monsenhor.

Fonte: terra.com.br
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste