Ministro Kássio Nunes Marques é homenageado pela OAB-PI com honraria

O ministro do STF, Kassio Nunes Marques, recebeu neste sábado (5) a maior honraria concedida pela OAB Piauí, a Medalha Coelho Rodrigues. A solenidade foi realizada no auditório da OAB Piauí em reconhecimento aos trabalhos prestados pelo ministro em seus anos enquanto advogado.

Compuseram a mesa diretora do ato solene o Secretário-Geral do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti; o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto; o Ministro do STF, Kássio Nunes Marques; a Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício; o Secretário-Geral da OAB Piauí, Leonarto Airton; a Secretária-Geral Adjunta, Nara Letícia de Castro; o Diretor-Tesoureiro, Einstein Sepúlveda; o ex-Presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coelho; e o Conselheiro Federal da OAB Piauí e proponente da honraria, Raimundo de Araújo Silva Júnior. Além deles, integraram a mesa, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, o Deputado Estadual e Advogado Henrique Pires; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Desembargador José James Pereira; e os Membros Honorários Vitalícios da OAB Piauí, João Pedro Ayrimoraes Soares, Reginaldo Santos Furtado, Deusdedit Sousa, Sigifroi Moreno Filho e Francisco Lucas Costa Veloso.

Também foram registradas as presenças dos Presidentes das Subseções, a Diretoria da CAAPI, Conselheiros e Conselheiras Seccionais da OAB Piauí, Presidentes e Diretoria das Comissões Temáticas da OAB Piauí e familiares do homenageado.

Para o presidente da OAB Piauí, a homenagem é o reconhecimento pelo que o ministro Nunes Marques realizou enquanto dirigente da Ordem.

”A concessão dessa honraria, que leva o nome de Coelho Rodrigues, foi de iniciativa do Conselheiro Federal Raimundo Junior e uma unanimidade do Conselho Seccional, que decidiu homenagear Vossa Excelência. Não apenas por se tornar ministro do STF, mas também por sua passagem nesta casa no título de Conselheiro Seccional. Portanto, eminente Ministro Nunes Marques, aqui nesta casa que o acolheu por 15 anos, o homenageamos, firmes na convicção de que Vossa Excelência honrará a todos os que estão o homenageando aqui, a todos os piauienses”, declarou.

Kássio Nunes rememorou a sua trajetória e agradeceu a honraria.

“Além do momento em que vivemos, não poderia seguir um roteiro. Quero dizer aos senhores que estou muito feliz de estar em Teresina, da Sede da OAB Piauí. É a primeira solenidade de que participo após integrar a excelsa corte brasileira. Foram muitos os convites e eu declinei de todos. Mas, não haveria oportunidade melhor de vir a público e me congraçar com colegas, Advogados e Magistrados do que à minha casa mãe. De onde iniciei minhas atividades, fui Conselheiro Seccional, Presidente de comissão, suplente do Conselho Federal e dediquei gloriosos e memoráveis anos à Advocacia e à sociedade piauiense. Fico muito honrado”, discursou.

O proponente da honraria e Conselheiro Federal da OAB Piauí, Raimundo de Araújo Silva Júnior, defendeu que a indicação de um piauiense é o reconhecimento da Advocacia do Estado.

“Hoje, essa medalha é entregue a alguém que, tanto quanto Coelho Rodrigues, honrou e, sobretudo, elevou a Advocacia piauiense. Nunes Marques ocupou posições de destaque em uma vida dedicada ao Direito. Foi Juiz do TRE-PI, onde se destacou pela aguçada técnica e pela prudência típica dos grandes magistrados. Passou ao TRF 1ª Região, onde ocupou cargo de Desembargador Federal, fruto do seu notável saber e sua reputação ilibada. Naquele Tribunal, destacou-se pela notável produtividade, pela riqueza de seus votos e pela prudência. O STF, mais importante órgão do Judiciário do nosso país, foi o último e mais merecido dos passos. Apesar dos importantes cargos ocupados, permanece sendo produto da Advocacia piauiense, genuíno”, ele destacou.

Em seguida, o secretário-geral do Conselho Federal da OAB, José Alberto Simonetti, fez uso da palavra, evocando o histórico de Nunes Marques e exaltando a sua nova função.

“Como Ministro do STF, Kássio Nunes Marques tem como função primordial ser guardião da nossa Constituição Cidadã. A Ordem dos Advogados do Brasil estará ombreada com nossa Suprema Corte, ciente de seu papel de tribuna e voz da sociedade e de seu dever constitucional. Hoje, a Advocacia parabeniza o Ministro, sexto piauiense a ocupar nossa Suprema Corte, antecedido por notáveis juristas, pela mais alta comenda de honra ao mérito da Seccional piauiense. Em seus ombros, o Ministro carrega a responsabilidade de representar o Nordeste e o Piauí. Sua história o credencia para essa nobre função. Parabéns à Seccional pela justa homenagem que presta. Parabéns ao Ministro Nunes Marques pela honraria e viva a Advocacia brasileira”, concluiu.

Da Redação
Com informações da Ascom

relacionadas

talvez você goste