Ministro Gilmar Mendes concede prisão domiciliar ao jornalista Arimateia Azevedo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), converteu em domiciliar a prisão imposta ao jornalista Arimateia Azevedo, do Piauí, que, muito doente, vinha sendo lentamente assassinado no cárcere.

Arimateia é considerado um dos jornalistas mais importantes do Piauí e do Nordeste e admirado pela coragem de exercer a profissão.

O ministro do STF teve decidir porque o Poder Judiciário do Estado simplesmente se recusava a apreciar seus recursos e até mesmo os pedidos de soltura e de conversão da prisão em regime fechado para o domiciliar.

Os juízes do Tribunal de Justiça do Piauí simplesmente se recusavam a avaliar o caso, apesar de o jornalista, já idoso, estar muito doente no cárcere.

No sábado, 1º de outubro, apresentando um quadro de aneurisma e suspeita de novo infarto, Arimateia foi tratado como se fosse um bandido perigoso, levado sob forte escolta policial para um hospital e internado na UTI.

Ele estava preso sem culpa formada na penitenciária de segurança máxima Irmão Guido. Os vários pedidos de prisão domiciliar foram negados pelo juiz da Execução Penal, Vidal de Freitas, apesar de a prisão não oferecer condições de tratamento médico adequado.

Fonte: diariodopoder.com.br

relacionadas

talvez você goste