Ministro da Defesa da Ucrânia diz que forças russas estupraram e mataram civis

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse neste domingo (3) que as forças russas estupraram, mataram e atiraram contra civis.

Em entrevista à agência Reuters, Reznikov disse que advogados e funcionários do governo se reuniram no sábado (2) para discutir “crimes de guerra” cometidos durante a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Ele defendeu que “novos Julgamentos de Nuremberg” sejam realizados – em referência aos tribunais que condenaram crimes nazistas na Segunda Guerra Mundial.

“Esta não é uma operação especial, não são ações policiais” disse em um aeroporto destruído próximo a Hostomel, na região de Kiev. “São racistas comuns, fascistas, e são desumanos, que simplesmente cometeram crimes contra civis, estupraram, mataram, atiraram na nuca. O mundo inteiro precisa saber disso.”

Mortos em Bucha
De acordo com a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, corpos de 410 civis foram encontrados ao redor da capital Kiev. Muitos desses cadáveres estavam espalhados pelas ruas da cidade de Bucha, depois que o exército russo recuou da região.

Entenda por que massacre pode acelerar julgamento da Rússia por crimes de guerra
A descoberta de valas comuns na mesma cidade levantou sérias questões sobre possíveis crimes de guerra, disse a ONU neste domingo (3).

“Estou profundamente chocado pelas imagens de civis mortos em Bucha”, disse o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

Repórteres da AFP viram pelo menos 20 corpos em apenas uma rua, todos vestidos com roupas civis. Autoridades ucranianas disseram no sábado (2) que por volta de 280 pessoas foram enterradas em valas comuns.

“Todos foram fuzilados”, comentou o prefeito de Bucha, Anatoly Fedoruk.
A Human Rights Watch, importante grupo de direitos humanos, divulgou um comunicado dizendo ter encontrado “vários casos de forças militares russas cometendo violações das leis de guerra” em território ucraniano controlado pela Rússia.

“Isso é genocídio”
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, acusou a Rússia de cometer genocídio em seu país.

“Na verdade, isso é genocídio. A eliminação de toda a nação e de um povo”, disse Zelenskiy ao programa de notícias “Face the Nation” da CBS.

As declarações de Zelensky acontecem um dia depois que as forças ucranianas retomaram a cidade de Bucha.

“Somos cidadãos da Ucrânia e não queremos ser subjugados à política da Federação Russa. Esta é a razão pela qual estamos sendo destruídos e exterminados”, declarou Zelensky.

Questionado se o presidente russo, Vladimir Putin, seria responsabilizado, Zelensky disse que outros também compartilham a culpa.

“Acho que todos os comandantes militares, todos aqueles que deram instruções e ordens devem ser punidos adequadamente”, disse ele.

Rússia nega acusações
O Ministério da Defesa da Rússia negou neste domingo que suas forças tenham matado civis em Bucha. O órgão afirmou em comunicado que todas as unidades russas deixaram a cidade no dia 30 de março, e que imagens e fotografias mostrando cadáveres eram “mais uma provocação”.

A Rússia afirma que sua “operação militar especial” visa degradar as forças armadas ucranianas e tem como alvo instalações militares, não civis.

Fonte: globo.com

relacionadas

talvez você goste