Ministro Ciro Nogueira participa da entrega de equipamentos para HU-UFPI

Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) recebeu nesta sexta-feira (18) novos equipamentos para garantir ainda mais qualidade nos atendimentos prestados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os equipamentos, estimados em cerca de R$ 2 milhões, foram obtidos por meio de recursos do Ministério da Educação e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A solenidade de entrega contou com a participação do Reitor Gildásio Guedes; o Superintendente do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes; e o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Em seu pronunciamento, o Reitor Gildásio ressaltou a importância do Hospital no âmbito regional na realização de cirurgias e no atendimento à sociedade piauiense.

“Temos nos empenhados em ampliar os serviços disponibilizados no Hospital Universitário. Então, hoje a chegada desses novos equipamentos vem a contribuir com a prestação de saúde pública e gratuita à nossa comunidade”, disse.

Os equipamentos adquiridos são um ventilador pulmonar de transporte, um ventilador pulmonar fixo; uma torre de vídeo laparoscopia, um aparelho de ultrassom modos avançados, um craniótomo, dez cardioversores desfibriladores, e dez camas hospitalares elétricas. Os novos dispositivos contabilizados em quase 2 milhões de reais vão fortalecer o atendimento a pacientes, melhorar a assistência à saúde no Piauí e aperfeiçoar o ensino e pesquisa da Universidade.

Segundo o Superintende Paulo Márcio Nunes, o HU-UFPI se destaca por ser o 3° centro hospitalar público mais elogiado do Brasil, e também o 5° colocado em ranking da Controladoria Geral da União (CGU) que considera a satisfação dos usuários na avaliação de todos os serviços públicos oferecidos em 320 instituições públicas federais do Brasil.

“Nós conseguimos modernizar todo o nosso parque de máquinas. Hoje posso dizer que não há um hospital público ou privado no Piauí que tenha um craniótomo, que realiza cirurgias no crânio. Assim como há outros equipamentos e serviços que apenas são encontrados aqui, como a cirurgia neurológica de coluna”, afirmou.

Para o ministro Ciro Nogueira, o incremento de novos aparelhos ao Hospital vai garantir o melhor tratamento das pessoas.

“Eu tenho certeza que as pessoas do nosso estado serão tratadas com uma maior qualidade, assegurando quem necessita do acesso à saúde pública”, frisou.

A cerimônia de entrega dos equipamentos também contou com a presença do Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Acrísio Sampaio; a Gerente Administrativa do HU-UFPI, Eleonora Parente; o Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI, Maurício Giraldi; além de demais servidores, gestores e autoridades do cenário local e estadual.

Com informações da Ascom/UFPI

relacionadas

talvez você goste