O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, informou nesta quinta-feira (2) que o Piauí terá um novo trecho da Ferrovia Transnordestina. De acordo com Ciro nogueira, o a linha férrea vai ligar o município piauiense de Curral a Suape, no Pernambuco.

“O Piauí vai contar com um novo trecho da Transnordestina que irá potencializar o desenvolvimento do nosso estado. Participei hoje no Palácio do Planalto do lançamento do programa Pro-Trilhos, em que foi formalizado o pedido de autorização para construção da linha férrea que vai ligar o município piauiense de Curral Novo à cidade de Suape, no Pernambuco”, explica.

Ciro Nogueira confirmou que o trecho piauiense será de 717 km, com investimentos de R$ 5,7 bi.

“Ao todo, o trecho terá 717 km de extensão, com investimento privado de 5,7 bilhões, realizado pela empresa Planalto Piauí Participações. A conquista é fruto da Medida Provisória 1065/2021, editada nesta semana pelo governo federal, que permite a construção de ferrovias pelo novo regime de autorização. Agradeço o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, por mais esse benefício”, destaca.

Pro-trilhos
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou nesta quinta-feira (2), em cerimônia no Palácio do Planalto, os requerimentos para 10 novos projetos ferroviários, já com base nas regras da medida provisória (MP) 1065/2021, editada no início da semana. O texto permite a construção de novas ferrovias por meio de autorização simplificada, sem necessidade de leilões de concessão. O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, de ministros, parlamentares e outras autoridades. 

Ao todo, os pedidos de construção de novas ferrovias abrangem 3,3 mil quilômetros (km) de trilhos, com investimentos previstos em R$ 53 bilhões ao longo dos próximos anos. As novas ferrovias vão cortar cidades de nove estados: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí e São Paulo.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *