O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, anunciou o programa Busca Ativa, que atualizará o cadastro dos beneficiários do “Bolsa Família” –que hoje ainda é chamado de Auxílio Brasil. O anúncio foi feito em vídeo publicado no canal do Partido dos Trabalhadores na quinta-feira (12) e repostado neste domingo (15) nas redes sociais do partido.

Segundo Dias, a iniciativa foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será realizada em parceria com Estados e municípios por meio de repasse de recursos para viabilizar a operação. A integração é para retomar a pactuação “com a rede da assistência social, todo o Sistema Único da Assistência Social, Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e Creas [Centro de Referência Especializado de Assistência Social]”.

A atualização tem como objetivo “trazer quem precisa” para a lista de beneficiários, diz Dias. O ministro afirma que “são pessoas que em todas as regiões do Brasil têm o direito ao Bolsa Família, mas ficaram de fora”.

O programa ainda irá mapear as famílias que têm crianças de até 6 anos. Estas famílias devem receber, a partir de março de 2023, o adicional de R$ 150 por criança prometido por Lula na campanha presidencial e aprovado em dezembro de 2022 com o aval à PEC fura-teto.

“A previsão é que a gente possa já em fevereiro trabalhar as condições de, ao mesmo tempo, atualizar o cadastro e já ali estar também trabalhando o Novo Bolsa Família. Em fevereiro tem essa nova reformulação e a partir do mês de março, o pagamento já acrescido dos 150 reais por criança até 6 anos”, disse Dias.

Reformulação do programa
Em seu discurso de posse em 2 de janeiro, Dias já havia dito que trabalharia para “reformular, com muito diálogo, o Bolsa Família [atual Auxílio Brasil]“. Apesar de assumir ser uma “tarefa complicada”, disse que prioridade da sua gestão no Ministério do Desenvolvimento Social seria garantir que o benefício só seja destinado às pessoas que se enquadram nos requisitos sociais do programa.

Mais recentemente, na quarta-feira (11), Dias afirmou que 10 milhões das 40 milhões de famílias inscritas na base cadastral do Bolsa Família, o chamado CadÚnico, têm “indícios de irregularidades”. O programa Busca Ativa, então, faz parte de meta do ministério que pretende iniciar em fevereiro a retirada dos beneficiários irregulares e a entrada de novos no Auxílio Brasil, que deverá voltar a ser Bolsa Família.

“De um lado, temos a entrada de quem está fora e tem o direito ao programa; do outro lado, a saída de quem estiver irregular. Sempre com o foco em garantir de forma muito cuidadosa, para termos todo o cuidado com os que mais precisam”, afirmou o ministro ao defender a reformulação do programa.

Fonte: Poder360
Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *