Ministério Público e governo do Estado se reúnem para tratar sobre concurso na Saúde

O MInistério Público do Piauí se reuniu com representantes do governo do estado nesta sexta-feira (6) para tratar da realização de concurso público para Secretaria de Saúde. De acordo com informações prestadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a deficiência de profissionais da saúde passa de 3 mil, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, biomédicos, e outros. Outro aspecto que motivou a ação foi a constatação do grande número de contratações temporárias em hospitais administrados pelo Estado.

Para sanar a carência de profissionais, a Sesapi iria realizar um novo teste seletivo simplificado para contratação de profissionais de saúde. No entanto, a proposta não foi aceita porque em parecer técnico do CACOP.

“De acordo com os documentos acostados ao pedido de apoio, o Estado do Piauí, por meio da SESAPI, está ciente da necessidade de realização de concurso público há bastante tempo, tanto que historicamente vem realizando contratações diretas, sem certame de concorrência, para tentar suprir uma conjuntura funcional esperada e previsível, qual seja, a necessidade permanente de admissão legal e constitucional de profissionais da saúde”, aponta uma das conclusões do documento elaborado pelo órgão do MPPI.

Na reunião desta sexta-feira, o secretário de Governo, Osmar Júnior, assumiu o compromisso de conversar com o governador e apresentar ao Ministério Público uma solução para o caso.

Da Redação

relacionadas

talvez você goste