Mergulhando em águas profundas

A vida espiritual consiste basicamente em compreender a finitude humana. O que afinal significam os retiros? Grosso modo o léxico significa sítio afastado ou longínquo; local ermo ou retirado. Sossego, descanso ou repouso; designação de paz de espírito. Isolamento temporário do resto do universo para efeitos de oração, reflexão ou meditação. Etm. Der. Regress de; retirar. Já pensou? Se tem gente que não agüenta um retiro de uma semana; imagina um retiro de 30 dias? Os Jesuítas instituíram o retiro de 30 dias uma vez ao ano e isso já era visto como algo inovador. Agora imagine a vida em retiro permanente?

De acordo com o site da canção nova Abade vem de “Abbá”, que significa pai, e isso o santo do dia 11 de julho bem soube ser do monaquismo ocidental. São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império. Diante da decadência – também moral e espiritual –, o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde se dedicou à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio, uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino. Mergulhou em águas profundas!

Mas os protestantes, mas conhecidos como evangélicos não acreditam nos santos? Não adoram; é diferente. E a nossa Igreja Católica não recomenda adoração aos santos; sabiam disso? Todo bom católico estudioso sabe disso; basta ler o catecismo da Igreja e seus documentos oficiais. Agora se o povo geralmente se comporta de forma indevida aí é outros quinhentos. Os protestantes (principalmente os intelectuais), assim chamados Presbiterianos, não costumam nem tecer críticas aos católicos; sabiam disso? Os novos convertidos e quando advém da Igreja Católica é que vez ou outra tocam no assunto e geralmente de forma muito discreta e reservada. Mergulhar em águas profundas é reconhecer a Cristo Jesus; Deus. As pessoas que já foram evangélicas e retornaram à Igreja Católica também não deveriam ter parâmetros éticos ao retornar? Ultimamente vivem a espalharem depoimentos via sites, vídeos, abrem canais no youtube. Isso é de fato ÉTICO?

O mergulhar em águas profundas não significa respeito ao direito de escolha das pessoas? Francisco é um exemplo claro disso; não admite críticas ao protestantismo. Pelo contrário, ultimamente se fala internamente que a possibilidade de Lutero vir a ser beatificado ou canonizado não é nada impossível. Quem ainda resiste a isso? Dizem que os próprios seguidores de Martinho Lutero e usaram até seu nome pra fundarem uma nova religião. Martinho Lutero JAMAIS quis afastar-se da Igreja de Cristo Jesus. Sabiam que a Eucaristia no Luteranismo (A Missa), o sacramento do altar, a ceia do senhor, a mesa do senhor, a sagrada comunhão, o partir do pão e o santíssimo sacramento; os luteranos acreditam. E acreditam na presença real de cristo na eucaristia. Mas hoje também, são tão liberais e progressistas que até mesmo “ultrapassam” a doutrina social da Igreja de Cristo?

Por Josenildo Melo

relacionadas

talvez você goste