MDB não integrará federação partidária em 2022, diz Baleia Rossi

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), anunciou nesta quinta-feira (3) que a sigla não vai compor uma federação partidária (associação de duas ou mais siglas para atuar de forma unitária por, no mínimo, quatro anos) nas eleições de 2022. A pré-candidata do partido à Presidência da República é a senadora Simone Tebet (MS).

O MDB chegou a iniciar negociações para compor uma federação com o União Brasil e o PSDB. O desejo de construir uma candidatura alternativa a Jair Bolsonaro e Lula já havia sido apresentado pelos três dirigentes dos partidos que defendiam a necessidade de uma “nova força política” capaz de moderar radicalizações.

Em fevereiro, durante um encontro dos dirigentes das siglas, Rossi afirmou que as tratativas seguiriam até março.

O presidente nacional do MDB publicou a decisão do partido de não compor uma federação nesta quinta-feira (3) em suas redes sociais. Rossi disse também que a deliberação foi comunicada a todos os senadores, deputados e diretórios do partido no país.

“Na condição de presidente nacional do MDB, comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que o nosso partido não fará nenhuma federação para as eleições de 2022”, escreveu.

Rossi afirmou ainda que manterá “as conversas com os partidos do centro democrático para a construção de uma candidatura única à Presidência da República”.

O presidente nacional do MDB disse também que o partido “seguirá na defesa da capacidade e viabilidade do nome da senadora Simone Tebet” e que marcará uma nova conversa com os dirigentes do União Brasil e PSDB.

Pré-candidaturas
O PSDB e MDB já têm pré-candidatos à Presidência: o governador de São Paulo, João Doria, e a senadora Simone Tebet (MS), respectivamente. A candidata do MDB oficializou a pré-candidatura à Presidência em dezembro do ano passado e tem mantido conversa com especialistas em economia e projetos sociais.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, havia adiantado que as duas candidaturas seriam submetidas ao grupo, que avaliaria qual teria melhores chances de vencer.

Fonte: globo.com

relacionadas

talvez você goste