Provando mais uma vez sua eficiência em proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes, o ensino da Rede Pública Estadual alcançou mais um grande feito. 85,3% dos aprovados do Vestibular 2023 do Instituto Federal do Piauí (IFPI) são provenientes de escolas públicas. O resultado do vestibular foi divulgado na manhã desta segunda-feira (13) durante solenidade transmitida ao vivo pela instituição. O evento contou a presença de aprovados, oriundos de escolas públicas e privadas, que tiveram as maiores notas no processo seletivo.

O estudante de 17 anos, Gabriel Almeida, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Edgar Tito, localizado na zona Norte de Teresina, foi um dos aprovados no Vestibular do IFPI. O jovem conquistou a aprovação no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Essa é uma área que tenho desejado muito cursar. O que estudei no meu Ensino Médio, as revisões presenciais do Pré-Enem da Seduc e o conteúdo on-line me ajudaram bastante para conquistar essa aprovação”, revela.

Para Geovana Pinheiro Queiroz, que estudou boa parte de sua educação na Rede Pública Estadual, sempre foi um sonho cursar na área ambiental. Com 17 anos, ela agora faz parte do time de aprovados do IFPI, onde ingressará no curso superior de Gestão Ambiental. “Sempre gostei da área ambiental. então quando surgiu a oportunidade eu agarrei firme. Finalizei o ensino médio na Unidade Escolar Gabriel Ferreira. Participei de revisões do Pré-Enem Seduc, dentre elas o Corujão da Vitória. Dentro da minha rotina de estudos fiquei resolvendo questões de vestibular e treinando redação para me preparar”, disse.

O Reitor do Instituto Federal do Piauí, professor Paulo Borges da Cunha, destacou a importância do momento para a instituição. “Depois de 13 anos, nós estamos retornando com o processo de vestibular para o ingresso no Ensino Superior do IFPI. O maior propósito da interiorização da expansão do Instituto Federal é exatamente desenvolver as regiões mais longínquas que podem existir. Nós estamos presentes em 18 municípios de Norte a Sul do Estado. Com esse modelo, o aluno pode escolher em que se inscrever. O instituto cada vez mais atende ao seu propósito, que é atender às demandas sociais do estado do Piauí”, declarou.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, parabenizou os alunos pelo desempenho no vestibular do IFPI. “Sem dúvidas, um resultado expressivo que demonstra a valorosa contribuição do ensino público estadual para a formação pessoal e qualidade educacional de cada aluno e aluna”, elogiou.

O edital para 2023 trouxe a oferta de 2.265 vagas em 58 cursos, entre licenciatura, bacharelado e tecnologia, em 17 campos. A instituição conta atualmente com mais de 7 mil alunos do Ensino Superior.

Fonte: CCom
Foto: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *