Maioria do STF vota para manter a ordem de prisão de André do Rap

Em julgamento na tarde de desta quarta-feira (14), o STF (Supremo Tribunal Federal) alcançou hoje maioria de seis votos a favor da posição do presidente da corte, Luiz Fux, para determinar a prisão de André de Oliveira Macedo, o André do Rap, condenado por tráfico de drogas e apontado como um dos chefes do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Até o momento, votaram a favor da prisão, Fux e os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Dias Toffoli — faltam outros quatro votos. Com a aposentadoria de Celso de Mello, dez ministros participam do julgamento, que foi suspenso e será retomado amanhã, às 14h.

Na última semana, o caso de André do Rap foi objeto de decisões antagônicas de Fux e Marco Aurélio Mello, que no sábado passado (10) mandou soltar o preso. A decisão foi revogada no mesmo dia pelo presidente da corte.

Considerado um dos maiores traficantes internacionais do país, ele está foragido e não se entregou às autoridades após a ordem de soltura ser revogada por Fux, que hoje votou pela manutenção da própria decisão.

Em seu voto, o presidente da corte afirmou que a suspensão de decisão de outro ministro é um caso “excepcionalíssimo”, mas argumentou que há precedentes no STF contrários à posição de Marco Aurélio.

Fux disse que André do Rap “debochou da Justiça” ao indicar um endereço falso e fugir após sua libertação, e afirmou que a posição de Marco Aurélio poderia levar à soltura de “milhares” de criminosos.

“Sua captura consumiu expressiva verba pública e aproveitou-se da decisão aqui questionada para fugir imediatamente e cometeu fraude processual ao indicar endereço falso, debochou da justiça, debochou da justiça”, disse Fux.

Além da liberdade de André do Rap, está em jogo o entendimento do STF sobre a regra do Código de Processo Penal (CPP) que fixa prazo de 90 dias para que as prisões preventivas sejam reavaliadas, sob pena de tornar a prisão ilegal.

O dispositivo foi inserido no CPP no final do ano passado pelo projeto de lei do pacote anticrime. Os ministros do Supremo também deverão discutir a extensão dos poderes do presidente do tribunal para revogar decisões individuais dos demais ministros da corte.

É esperado que o entendimento do STF sirva de parâmetro para situações semelhantes analisadas no Judiciário.

Fonte: Folhapress
Foto: Agência Brasil

relacionadas

talvez você goste