‘Luz na Infância’: Polícia cumpre mandado em apartamento da zona Leste

A Polícia Civil cumpriu nesta quarta-feira (9) um mandado de busca e apreensão em um apartamento na zona Leste de Teresina durante operação ‘Luz na Infância 8’, que foi deflagrada para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet e foi articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) em vários estados, inclusive o Piauí.

A Polícia investiga o armazenamento pornografia infantil em equipamentos eletrônicos que foram apreendidos, mas não informou se há um suspeito específico, já que várias pessoas moram na casa e compartilham a rede de internet e usam vários equipamentos. O dono do imóvel é um autônomo.

Operação
A Polícia Civil do Estado do Piauí apresenta nesta quarta-feira (9) os resultados da Operação ‘Luz na Infância 8’. A ação faz parte de uma mobilização nacional para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet e foi articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

De acordo com a Polícia Civil, na Operação Luz na Infância 8, foi cumprido um mandado de busca e apreensão. Várias outras diligências foram cumpridas no Brasil e em mais cinco países: Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador.

A Polícia Civil informou que a operação contou com a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), que ofereceu cursos, compartilhamento de boas práticas e capacitações.

Balanço das operações
Em suas sete edições anteriores, realizadas entre 2017 e 2020, a ‘Luz na Infância’ já cumpriu mais de 1.450 mandados de busca e apreensão e prendeu cerca de 700 suspeitos de praticarem crimes cibernéticos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil e nos países participantes da ação.
Os resultados das operações anteriores foram os seguintes:
Luz na Infância 1: 20 de outubro de 2017. Foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Foram presas 108 pessoas.
Luz na Infância 2: 17 de maio de 2018. As Polícias Civis dos Estados cumpriram 579 mandados de busca, resultando na prisão de 251 pessoas.
Luz na Infância 3: 22 de novembro de 2018. Operação deflagrada no Brasil e na Argentina com o cumprimento de 110 mandados de busca, resultando na prisão de 46 pessoas.
Luz na Infância 4: 28 de março de 2019. Operação deflagrada em 26 estados e no Distrito Federal resultou no cumprimento de 266 mandados e 141 pessoas presas.
Luz na Infância 5: 04 de setembro de 2019. Operação deflagrada em 14 estados e do Distrito Federal, além dos Estados Unidos, Paraguai, Chile, Panamá, Equador e El Salvador. A ação resultou no cumprimento de 105 mandados e 51 pessoas presas.
Luz na Infância 6: 18 de fevereiro de 2020. Operação envolveu policiais civis de 12 estados, além dos Estados Unidos, Colômbia, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos no Brasil e nos quatro países 112 mandados de busca e apreensão.
Luz na Infância 7: 06 de novembro de 2020. Operação envolveu policiais civis de 12 estados, além dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Panamá. Foram cumpridos no Brasil e nos quatro países 136 mandados de busca e apreensão.

Fonte: Ascom/Polícia Civil

relacionadas

talvez você goste