Lula tem 38% de aprovação e 29% de reprovação, diz Datafolha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a aprovação de 38% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 1º. Os números também indicam que Lula é reprovado por 29% da população. Entre os entrevistados restantes, 30% o consideram regular e 3% não souberam responder.

Ao todo, foram entrevistadas 2.028 pessoas em 126 municípios, entre os dias 29 e 30 de março. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Esta é a primeira pesquisa feita pelo instituto desde o início do terceiro mandato do petista. Em comparação com os mandatos anteriores, a rejeição aumentou no período. Em 2003, Lula tinha 43% de aprovação, número que subiu para 48%, em 2007. Em contrapartida, a rejeição era de 10% e 14%, respectivamente.

Para os três primeiros meses, a maioria dos entrevistados (51%) declarou que Lula, até agora, fez menos do que se esperava. Por outro lado, 18% declarou que o presidente entregou trabalho acima do esperado.

De acordo com a pesquisa, Lula é mais bem avaliado pelos nordestinos (53% de ótimo ou bom) e tem rejeição mais baixa entre os mais pobres (apenas 21% de ruim ou péssimo entre aqueles que ganham até 2 salários mínimos) e entre os mais jovens (17% de ruim ou péssimo na faixa de 16 a 24 anos de idade).

Na outra ponta, eleitores do Sul (29% de ótimo ou bom), evangélicos (28% de ótimo ou bom) e mais ricos (30% de ótimo ou bom) são os mais refratários ao presidente.

Fonte: terra.com.br
Foto: Agência Brasil

relacionadas

talvez você goste