Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta 2ª feira (19.set.2022) mostra cenário estável para o 1º turno da disputa à Presidência da República. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança, com 47% das intenções de voto. Na rodada anterior, realizada uma semana antes, o petista tinha 46%. A variação foi na margem de erro do levantamento, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), vem em 2º lugar, com 31%. No estudo finalizado em 11 de setembro, tinha os mesmos 31%. A diferença entre os 2 candidatos é de 16 pontos percentuais. Na semana passada, era de 15 pontos.

Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 7%. Em seguida, vem a senadora Simone Tebet (MDB), com 5%. Os 2 estão empatados tecnicamente. Os eleitores que pretendem votar em branco ou nulo são 5% e 4% não têm opinião formada.

O levantamento entrevistou 3.008 eleitores em 17 e 18 de setembro e tem margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos. Está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00073/2022, custou R$ 347.659,06 e foi pago pela Rede Globo.

A empresa que fez a pesquisa, o Ipec, apresenta-se como Inteligência em Pesquisa e Consultoria. Trata-se de empreendimento com fins de lucro, como quase todos os demais que fazem pesquisas eleitorais no Brasil, apesar de se autodenominar “instituto”. O comando do empreendimento é de executivos ligados ao antigo Ibope (que fechou as portas em janeiro de 2021). A estatística Márcia Cavallari é apresentada como CEO do Ipec.

Votos válidos
Na contagem com os votos válidos –quando se excluem os brancos e nulos–, Lula aparece com 52% e poderia vencer já no 1º turno. Bolsonaro tem 34%. É dessa forma que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contabiliza os votos no dia da eleição.

Eis os números:
Lula (PT): 52%
Bolsonaro (PL): 34%
Ciro (PDT): 7%
Simone (MDB): 5%
Soraya (União Brasil): 1%

2º turno
Se a disputa fosse entre Lula e Bolsonaro, o petista seria conduzido a um 3º mandato no Palácio do Planalto com 54% dos votos, contra 35% do presidente.

Fonte: Poder360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *