O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nesta terça-feira (7), ao dizer que a culpa pela taxa de juros alta é da autarquia, agora autônoma, e, não mais, do governo federal. Lula cobrou responsabilidade do chefe da autoridade monetária, pediu que ministros da área econômica acompanhem situação e, de maneira oblíqua, disse que o Senado pode rever a permanência de Campos Neto no cargo.

“Ele deve explicações não a mim, mas ele deve explicações ao Congresso Nacional, que o indicou. […] Esse cidadão, que foi indicado pelo Senado, tem a possibilidade de maturar, de pensar e de saber como é que vai cuidar desse país. No tempo do [Henrique] Meirelles no Banco Central, era fácil jogar a culpa no presidente da República. Agora não. Agora a culpa é do Banco Central porque o presidente não pode trocar o Banco Central, é o Senado que pode mexer ou não”, disse.

Lula participou de café da manhã com jornalistas de 41 veículos de mídia tidos como “independentes” ou “alternativos” pela Presidência da República, no Palácio do Planalto. A maior parte se identifica como de esquerda e é alinhada ao governo petista.

Lula chamou Campos Neto novamente de “esse cidadão” e disse esperar que os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, “estejam acompanhando” a situação.

As falas contrastaram com a avaliação do mercado financeiro de que a ata publicada pelo Copom (Comitê de Política Monetária) nesta 3ª (7.fev) foi uma trégua entre o mandatário e Campos Neto.

O texto disse que o pacote fiscal de Haddad poderá atenuar os estímulos sobre a demanda e reduzir o risco de alta sobre a inflação. Por sua vez, o ministro elogiou o tom “amigável” da ata e afirmou ser o 1º passo para uma relação de harmonia entre as políticas monetárias e fiscais.

Fonte: Poder360.com.br
Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *