Brasília (DF), 17/03/2023 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE.

Lula deve viajar para a China no domingo, diz médico do presidente

O médico de Lula (PT), Roberto Kalil Filho, disse nesta sexta-feira (24) que o presidente tem um quadro bom e deve viajar para a China no domingo (26), um dia depois do planejado.

“[O] quadro geral do presidente é bom, ele está estável. Está medicado e deve viajar domingo [à China]”, afirmou Kalili.
Lula foi diagnosticado com uma pneumonia viral leve, segundo Kalil, o que levou o presidente a adiar o embarque para a China, anteriormente previsto para o sábado (25).

Pneumonia: entenda o que é a doença e os fatores de risco
O principal evento da agenda – o encontro com o presidente chinês, Xi Jinping – está previsto para terça-feira (28) e não deve ser afetado pela mudança no dia de embarque.

Pneumonia adia viagem
O governo federal adiou, de sábado (25) para domingo (26), o embarque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a viagem oficial à China.

A decisão foi motivada, segundo o Palácio do Planalto, por um quadro de “pneumonia leve” identificado na noite de quinta (24). Lula cancelou a agenda desta sexta (25) e descansa no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

“O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem a noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China”, diz comunicado oficial.

Em evento no Rio de Janeiro com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, nesta quinta, Lula fez apenas um discurso rápido e disse que “pouparia a voz” para o encontro com o presidente da China, Xi Jinping.

Segundo interlocutores da equipe de Lula, o presidente está sendo tratado com antibióticos, e o quadro será reavaliado nas próximas horas.

A viagem no domingo só acontecerá, dizem, se Lula estiver em condições físicas e for liberado pela equipe médica. A ida à China é importante, mas a saúde do presidente será tratada como prioridade pelas equipes.

A agenda oficial de Lula na China prevê que, já na segunda (27), o presidente discurse no Fórum China-Brasil de Desenvolvimento Sustentável.

A reunião bilateral entre Lula e Xi Jinping, pela agenda até aqui, acontece na terça (28).

Fonte: globo.com
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste