‘Lira quer usurpar Senado para fazer mal ao governo’, acusa Renan Calheiros

‘É a primeira vez na História da República que uma casa quer usurpar a outra’, afirma Renan Calheiros. Para o senador, a fabricação de uma crise de grandes proporções por Lira é ‘inacreditável’. ‘É uma casa lutando pela competência da outra, uma competência posta na Constituição. Isso nunca aconteceu. Lira faz isso para achacar o governo’, disse o parlamentar, em entrevista ao Jornal da CBN nesta terça-feira.

O senador comentou os duros embates que os presidentes das duas casas legislativas estão travando. Calheiros diz que os senadores não desejam entrar em combate com os deputados, apenas fazer valer a letra da Constituição Federal. Para ele, Lira apresenta propostas inconstitucionais em uma ‘atitude ridícula’, ‘como faziam Temer e Bolsonaro’.

O senador defende a retomada do rito constitucional da análise de medidas provisórias, que funciona a partir da formação de uma comissão mista. Durante a situação de emergência provocada pela pandemia, um rito excepcional, que concentra decisões nas mãos do presidente da Câmara, foi instaurado. Calheiros acusa Lira de usar esse poder para barganhar com o governo Lula.

Fonte: globo.com
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste