Justiça Eleitoral condena blogueiro por fake news

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) condenou mais uma vez Benedito Ângelo de Carvalho Avelino Veloso, administrador do perfil ‘TV Piqui’ em rede social ligado ao candidato a governador Rafael Fonteles, após montagem fake envolvendo fotos do candidato Sílvio Mendes e do presidente Jair Bolsonaro.

A decisão foi expedida pelo juiz Hilo de Almeida Sousa nesta quarta-feira (7), e ordena a remoção da postagem, assim como proíbe a divulgação em quaisquer outros canais e redes sociais. O processo caracteriza-se como um Requerimento de Direito de Resposta ingressado pelo também candidato a governador, Coronel Diego Melo do Partido Liberal.

No relatório consta que Benedito Ângelo por meio do perfil TV Piqui, publicou uma fotomontagem no qual aparece, Sílvio Mendes, filiado ao Partido União Brasil e o Candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, filiado ao Partido Liberal, com a seguinte frase: “EU SOU O CANDIDATO DO BOLSONARO NO PIAUÍ’.

O PL alegou que o conteúdo é inverídico e tem objetivo de causar confusão e influenciar o eleitor piauiense, na medida que o Partido Liberal, de Jair Bolsonaro, possui candidato próprio no Piauí, sendo ele o Coronel Diego, além de espalhar desinformação e prejudicar de forma desleal a campanha dos requerentes.

Em decisão final, TRE-PI ordenou a retirada da postagem das redes sociais em até 24 horas e proibiu a divulgação do mesmo em quaisquer outros canais e redes sociais. Sobre o Direito de Resposta, a Justiça pontuou que irá decidir após a citação do representado e a manifestação do Ministério Público Eleitoral.

Fonte: Ascom

relacionadas

talvez você goste