Justiça determina prisão do prefeito de Itaueira e mais três pessoas

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPI), a Polícia Militar e a Polícia Civil  cumpriram nesta terça-feira (22) mandados de prisão preventiva expedidos Justiça contra o prefeito de Itaueira, Quirino de Alencar Avelino, do secretário de Obras do município, Gaston de Sousa Cavalcante, e dos empresários Jeremias Pereira da Silva e Edivá de Sousa Cavalcante. Quirino, aliados e empresários já haviam sido alvos do Gaeco com a deflagração da Operação Perpetuatio.

De acordo com Gaeco, foi realizada a prisão do empresário Jeremias Pereira da Silva, e diligências estão sendo realizadas no sentido de efetuar a prisão dos demais. O Gaeco também deu cumprimento ao mandado de afastamento do gestor Quirino de Alencar Avelino do cargo de prefeito municipal de Itaueira, tendo sido notificado o presidente da Câmara Municipal para dar posse imediata ao vice-prefeito do município, para continuidade das atividades do município.

Conforme o Gaeco, foi oferecida denúncia criminal por organização criminosa liderada pelo prefeito municipal e outros envolvidos, imputando a esses também os crimes de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, dentre outros. Foram denunciados Quirino de Alencar Avelino, Edivá de Sousa Cavalcante, Gaston de Sousa Cavalcante, Maria de França Avelino, Genival Joaquim de Moura, Eliene Helena dos Santos Moura, Roberto Lima de Farias, Jeremias Pereira da Silva, Francisco Vieira da Silva e Raimundo Fagner Siqueira Bueno.

O Gaeco informa que os valores desviados já contabilizados foram de R$ 1.724.613,38, sendo que ainda estão sendo auditados outros contratos para totalizar o valor desviado pela organização criminosa.

Da Redação
Com informações do MPPI

relacionadas

talvez você goste