José Sarto vence eleição em Fortaleza

O deputado estadual José Sarto (PDT) venceu o deputado federal Capitão Wagner (Pros) e foi eleito o novo prefeito de Fortaleza. Com a vitória, o PDT segue governando a quinta capital mais populosa do país, e Sarto vai suceder Roberto Cláudio (PDT) a partir de janeiro de 2021. Ele terá como vice na prefeitura Élcio Batista (PSB).

Sarto foi eleito com 668.652 votos (51,69% dos votos válidos), contra 624.892 (48,31%) de Wagner.

Lançado de última hora como candidato, Sarto, 60, renunciou à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará para disputar a prefeitura e contou com apoio decisivo da família Ferreira Gomes, alcançando a liderança ainda no primeiro turno.

Com a terceira colocação da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) no primeiro turno, a campanha de Sarto ganhou o apoio do governador Camilo Santana (PT), que com a boa aprovação popular ajudou na campanha. No primeiro turno, Camilo manteve-se afastado da campanha para não rachar sua base.

Com mais apoio e adesões de partidos no segundo turno, Sarto cresceu e liderou com relativa folga todas as pesquisas durante todo o segundo turno e consolidou a vitória neste domingo sem sustos.

Sarto vai deixar a Assembleia para assumir a prefeitura após sete eleições seguidas para o legislativo cearense.

Isolado no segundo turno e sem novos apoios, o Capitão Wagner acabou perdendo fôlego na reta final. Sarto e os outros adversários de primeiro turno usaram o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como ponto de ataque contra o candidato do Pros. O presidente tem baixa aprovação popular na capital cearense.

No último debate, Wagner e Sarto trocaram farpas sobre o apoio de Bolsonaro e o discurso de ódio. “O ódio não cabe em meu coração. Eu odeio o que ele [Bolsonaro] representa: a violência, a exclusão”, disse Sarto ao ser questionado pelo adversário.

Sarto, durante a campanha, acusou Wagner de liderar o motim de policiais militares no começo do ano —o que foi negado por Wagner, que afirmou apenas ter ajudado nas negociações.

Para o próximo mandato, a população de Fortaleza elegeu a saúde como o principal problema a ser enfrentado pela próxima gestão, opinião de 61% dos entrevistados em uma pesquisa do Ibope feita em outubro.

A capital cearenase foi uma das cidades mais atingidas pela covid-19 na pandemia, e Sarto prometeu na campanha adquirir doses da primeira vacina que for aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para imunizar os moradores da cidade.

Fonte: Folhapress
Foto: Reprodução

relacionadas

talvez você goste