Estudantes chegam para o primeiro dia de prova do Enem 2021.

Invisibilidade e Registro Civil é tema da redação do Enem

O tema da redação da edição de 2021 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 é “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação em sua conta no Twitter.

O tema é o mesmo tanto para o Enem impresso quanto para o digital e, em ambas modalidades, o texto deverá ser feito a mão. Por isso, é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Os participantes devem produzir um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com uma proposta de intervenção a um problema apresentado.

Para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo em instituições privada, é necessário não ter tirado zero na redação. Mil é a nota máxima.

Além da redação, os participantes respondem hoje perguntas das provas de linguagens e ciências humanas, com duração total de cinco horas e 30 minutos.

Os portões foram abertos às 12h em todos os locais de prova (horário de Brasília), com fechamento às 13h.

No próximo domingo (28), é a vez de ciências biológicas e matemática.

Na edição 2020, o tema da redação foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

Fonte: Folhapress

relacionadas

talvez você goste