A Polícia Civil do Estado do Piauí por meio do Departamento de Repressão Às Ações Criminosas Organizadas – DRACO, deflagrou operação dando cumprimento a mandados de busca e apreensão e prisão contra de Karion Cristiano de Macedo Pedrosa, vulgo “Kairon Grau”, integrante da facção criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC, cuja captura ocorreu em um Condomínio localizado na Av. Poty Velho, zona Norte de Teresina.

De acordo com o Draco, Karion estava na posse de uma pistola TAURUS, cal. 9mm, raspada, contendo um carregador e 9 (nove) munições do mesmo calibre, tendo sido autuado em flagrante pelos crimes do Art. 16, § 1º, I, da Lei 10.826/03 – posse irregular de arma de fogo de uso restrito e Art. 2º da Lei 12.850/13 – integrar organização criminosa. Nessa mesma ocasião, também foi autuada em flagrante pelos mesmos crimes em comento, a nacional MARIA LUÍSA VIEIRA DE CARVALHO NUNES, companheira de “KAIRON DO GRAU”, que também é investigada no presente procedimento.

Durante interrogatório durante a lavratura do procedimento policial, Karion Pedrosa confirmou pertencer à facção criminosa PCC, bem como que é a pessoa que aparece no vídeo em apuração, afirmando ter sido batizado com a alcunha “mente sã” dentro do referido grupo criminoso. Sua companheira Marisa Luísa, também confirmou que seu companheiro é membro do PCC, que tem a prática de assaltos como meio de vida e que é ele a pessoa quem aparece no já tão citado vídeo em apologia à facção PCC, porém negou qualquer envolvimento com o fato criminoso, mesmo estando escondida em sua residência a arma de fogo apreendida durante a operação, a qual pode ter sido utilizada na execução de diversos homicídios na cidade de Teresina, o que poderá ser confirmado após a realização de perícias pelo instituto de criminalística.

Entenda o caso
No início do mês de fevereiro, em vídeo que teve ampla repercussão nas redes sociais e na imprensa, um indivíduo aparece dirigindo um veículo, portando uma arma de fogo, fazendo ameaças a alguns transeuntes, realizando um assalto e, posteriormente, proferindo palavras de ordem da facção criminosa PCC, afirmando estar à “caça” de um rival para executá-lo.

Após intensa investigação por parte da DRACO, com levantamentos de campo e pesquisas em fontes abertas, chegou-se à identidade do autor do fato, bem como seus endereços e pessoas ligadas a este dentro da facção criminosa em que atua.

De posse dos mandados de prisão, busca e apreensão expedidos pelo juiz após representação feita pela DRACO, os policiais desta especializada deram início às incursões para prender o criminoso. Em uma primeira tentativa, na data de 09/02/23, “KAIRON DO GRAU” empreendeu fuga após ser perseguido na Avenida Zequinha Freire por equipes da DRACO, ocasião em que bateu o veículo que dirigia e fugiu a pé, não tendo sido mais encontrado desde então.

Finalmente, após incessante monitoramento, na data de 17/03/23, “KAIRON DO GRAU” foi preso na casa de sua companheira em um Condomínio na zona norte desta capital, ficando, ambos, a partir de então à disposição da justiça.

Com informações da Ascom
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *