Inmet emite dois alertas de chuvas intensas nos 224 municípios piauienses

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (16) dois alertas, amarelo e laranja, de chuvas intensas para o Piauí. Os avisos são válidos até às 10h desta sexta-feira (17).

O alerta amarelo (alto grau de perigo) prevê para as regiões sudeste, centro-norte, sudoeste e norte do estado chuva entre 20 e 30 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h). Nessas áreas, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o alerta laranja (alto grau de perigo) compreende o norte piauiense, em especial o litoral. Nessas áreas, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Inmet emite dois alertas de chuvas intensas nos 224 municípios piauienses
Inmet emite dois alertas de chuvas intensas nos 224 municípios piauienses

Instruções:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Durante as chuvas, deve-se evitar a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios).

Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo.

Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Em casos de alagamento, procure um local, longe de postes e árvores, e espere o nível da água baixar. Mas, se notar que o carro está sendo arrastado pela água, abandone o veículo e procure um local seguro. Por segurança e após avaliação técnica em áreas alagadas, às vezes, é necessário fazer o desligamento da energia, com o propósito de evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Logo que o nível da água baixar, a energia voltará a ser religada com segurança para todos.

Da Redação
Fotos: Reprodução

relacionadas

talvez você goste