IFPI abre inscrições para mais de 4 mil vagas em cursos técnicos

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) está com inscrições abertas para o exame classificatório que selecionará alunos para ingresso na instituição no primeiro período letivo de 2023. São 4.125 vagas distribuídas para todos os 20 campi do IFPI.

De acordo com IFPI, os cursos técnicos são gratuitos e ofertados em três formas: integrada ao ensino médio, para quem já concluiu ou está concluindo o ensino fundamental; concomitante, para quem vai cursar, em 2023, o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.

Os interessados poderão se inscrever no Exame Classificatório, no endereço eletrônico selecao.ifpi.edu.br, no período de 3 de outubro a 6 de novembro. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de 20 reais, poderá ser feito até 7 de novembro.

Heteroidentificação

Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

O candidato que não enviar os documentos previstos dentro do período estabelecido no cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida e sua inscrição confirmada será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência.

Provas

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no dia 11 de dezembro. Elas contarão com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final será divulgado a partir do dia 13 de janeiro de 2023.

Reopção de curso

edital prevê que os candidatos não aprovados para os cursos que se inscreveram poderão optar por outro, desde que haja vaga remanescente. Na reopção, o candidato poderá escolher mais de um curso e será levada em consideração a ordem de preferência da opção escolhida. A convocação para se inscrever na reopção será publicada no site do IFPI.

Assista à live de lançamento do Exame Classificatório 2023.1.

Leia o edital e faça sua inscrição.

Fonte: Ascom

relacionadas

talvez você goste